Inglês C1.3

Objetivos

a) alcançar o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofund
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável para a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia

Caracterização geral

Código

711121065

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Jay Prakash, Bernard Adrian L'Estrange

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aprovado na disciplina inglês C1.2

Bibliografia

Obrigatório:
Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e
englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas
do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e
gêneros.

Learning Resources Portfolio. A portfolio of learning resources provided by the
teacher, entailing a wide range of reading texts that reflect current events, themes of
common interest to students, and offer a range of text types.

Optional:
Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge
University Press
Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson
Longman
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and
Argument. Palgrave,
Foley, M. and Hill, D (2003) Advanced Learners Grammar. Harlow: Longman
Gairns, R. and Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
Hewings, M. (2015), Advanced Grammar, CambridgeGillet,

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em
tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais
autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento
chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por
tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e
competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o
conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-
visual.

Método de avaliação

1 trabalho oral(20%), 3 textos escritos de géneros distintas(60%), Participação active nas aulas (incl. assiduidade, competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os principais temas
são: <Estranhos>(Pos Colonialismo, imigração, identidade cultural; Conflitos
populacões indigenas Liberdade (Ecravitude - histórico e moderna, o <Politicamente
Correto>); Os Sentidos (metaforos, simile, literatura descritivo) Os temas conduzem à
analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;
Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências
culturais
Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; colocações