Inglês para Fins Profissionais

Objetivos

O aluno deve
a) ser capaz de escrever o seu próprio CV e resumo
b) saber como responder a um anúncio de emprego e a uma candidatura a cursos
académicos/profissionais
c) ser capaz de lidar com entrevistas realizadas em inglês
d) saber como fazer uma apresentação profissional utilizando inglês
e) ser capaz de apresentar colegas e outras pessoas, saber do abordar
apropriadamente outros profissionais
f) ser capaz de participar ativa, eficaz e apropriadamente em reuniões
g) desenvolver as competências necessárias para escrever com coerência e precisão
textos ligados ao trabalho - relatórios, propostas, emails, actas, resumos e sumários -
utilizando o género e o registo apropriado e com um alto grau de correção linguística
h) ser sensível a e saber lidar com questões e situações interculturais
i) ter consciência do uso do inglês como língua franca em contextos internacionais
e/ou de L2
j) aprofundar as suas capacidades e competências linguísticas.

Caracterização geral

Código

711121069

Créditos

6.0

Professor responsável

Rima Jay Prakash

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter um nível mínimo de B2/C1 de inglês do QERCL.

Bibliografia

Barrett, B., and Sharma, P. (2010). Networking in English. Oxford: Macmillan.
Brieger, N. (2011). Business Writing B1-C2. London: Collins
Cotton, D., Falvey, D. and; Kent, S. (2010). Market Leader Upper Intermediate. Harlow:
Pearson Longman
Craven, M. (2008). Real Listening and Speaking 4. Cambridge: Cambridge University
Press
Downes, C. (2008). Cambridge English for Job Hunting. Cambridge: Cambridge
University Press
Emmerson, P. (2002). Business English Frameworks. Cambridge: Cambridge
University Press
Emmerson, P. (2003). Email English. Oxford: Macmillan
Emmerson, P. (2006). Essential Business Grammar Builder. Oxford: Macmillan
Mascull, B. (2002). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University
Press
Williams, E. J. (2008). Presentations in English. Oxford: Macmillan
11. Língua de Ensino/Teaching language:

Método de ensino

O curso segue uma metodologia baseada em tarefas e resolução de problemas,
centrando-se sobretudo nas competências de escrever e falar. Cada tema é
precedido por discussão inicial em grupo, baseada na experiência pessoal além de
leituras e/ou visualizações e pesquisa prévias. Seguem-se tarefas personalizadas,
individuais ou em grupo em contextos relevantes. Os resultados das tarefas são
sujeitos à revisão, correção e comentário pelo docente e pelos pares. Recorre-se
frequentemente aos recursos tecnológicos.
A língua de ensino é inglês. Os alunos devem ter um nível mínimo de B2/C1 do
QERCL.

Método de avaliação

A avaliação escrita consiste em vários trabalhos feitos ao longo do curso e um trabalho final realizado na aula.(50%), A avaliação oral consiste em entrevistas, role-plays e apresentações(50%)

Conteúdo

O curso abrange as seguintes áreas:
- inglês no local de trabalho
- CVs e resumos; cartas/e-mails de apresentação; <personal statements>; perfis
públicos (LinkedIn entre outros)
- competências específicas para entrevistas de emprego e/ou <assessment centres>;;
reuniões de avaliação de desempenho
- competências e técnicas de apresentação; apresentar em inglês; ler em voz alta e
pronúncia; etiqueta e competências comportamentais em reuniões; questões de
formalidade e adequação a diferentes circunstâncias
- textos escritos: relatórios, propostas, sumários, resumos, ordens de trabalho e
actas; descrição de dados e estatísticas; questões de registo linguístico
- questões interculturais; o uso do inglês como língua franca;

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: