Licenciatura em Antropologia

Objetivos educativos

1) Desenvolver capacidade de análise e síntese e de desenvolvimento de raciocínio crítico; 2) Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos a situações práticas; 3) Estimular a compreensão da diversidade humana e das interligações entre diversos aspetos da vida social e cultural, sistemas de crença, dinâmicas globais, comportamentos individuais e meio ambiente físico; 4) Desenvolver a capacidade de reconhecer e refletir criticamente sobre os grandes problemas do mundo contemporâneo; 5) Desenvolver a preparação teórica em antropologia, nas suas múltiplas dimensões sociais, culturais e biológicas; 6) Sensibilizar para a importância do método etnográfico na compreensão das culturas e dos grupos humanos e adquirir as técnicas necessárias para a sua utilização; 7) Desenvolver o conhecimento dos valores culturais de sociedades de diferentes áreas do mundo, através do estudo de diversos contextos etnográficos, rurais e urbanos (África, Ásia, América Latina e Europa, com particular ênfase em Portugal), bem como a tomada de consciência sobre as questões éticas envolvidas no estudo e representação de outros mundos sociais; 8) Desenvolver a aprendizagem de instrumentos metodológicos e de pesquisa que permitam diferentes enquadramentos profissionais; 9) Desenvolver a capacidade de participação cívica e profissional, ética e cientificamente fundamentada, nas diferentes áreas de intervenção social; 10) Adquirir saberes aplicáveis nas áreas da cultura material, do património e da museologia e do filme etnográfico.

Caracterização geral

Código DGES

9448

Ciclo

Licenciatura (1.º Ciclo)

Grau

Licenciado

Acesso a outros cursos

A conclusão da licenciatura (1º Ciclo) permite a candidatura a cursos de mestrado (2º Ciclo) ou outros cursos pós-graduados que não confiram grau.

Coordenador

Frederico Delgado Chaves Rosa

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Presencial

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos/6 semestres. O aluno tem que realizar 180 créditos: 126 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias, 24 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
O grau de licenciado corresponde ao nível 6 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

O ingresso no curso pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Regimes Especiais, dos Concursos Especiais de Acesso (M23) ou dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência. Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes devem satisfazer as condições descritas pela Direção-Geral do Ensino Superior. Consultar http://www.dges.gov.pt/guias/?plid=593 Estudante Internacional: https://www.fcsh.unl.pt/internacional/estatuto-de-estudante-internacional/

Regras de avaliação

Sistema de classificação: os estudantes da FCSH/NOVA são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.

Estrutura