Contextos Etnográficos (Árabes e Islâmicos)
Objetivos
1. Análise histórica e contemporânea das principais áreas fundamentais de teorização da antropologia nos contextos árabes/islâmicos
2. Iniciação histórica e etnográfica aos contextos árabes/islâmicos
3. Aplicação dos modelos de leitura antropológica para interpretação dos dados etnográficos sobre os contextos em causa
4. Introdução aos grandes debates culturais contemporâneos
5. Aquisição de ferramenta conceptual que permita a análise crítica de certos fenómenos da contemporaneidade relacionados com os mesmos
contextos
6. Introdução à investigação sobre temáticas relativas aos contextos em causa.
Caracterização geral
Código
01101551
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria dos Anjos Maltez Cardeira da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
ABU-LUGHOD, Lila. 1989 “Zones of Theory in the Anthropology of the Arab World”, Annu. Rev. Anthropol., 18:267-306
BOURDIEU, Pierre. [1972] 2002. Esboço de uma teoria da prática. Precedido de três estudos de etnologia Kabila. Oeiras: Celta
EICKELMAN, Dale 1998 [1989, 1981], The Middle East - An Anthropological Approach. New Jersey: Prentice Hall
ESPOSITO, J. L. 1988-1994. Islam. The Straight Path. Oxford University Press
MAHMOOD, S., 2006, “Teoria Feminista, Agência e Sujeito Liberatório: Algumas Reflexões sobre o Revivalismo Islâmico no Egipto” Etnográfica,
Volume X, Número 1pps 121-158
RABINOW, P. Reflexions on Fieldwork in Morocco. 1977. Berkeley, Univ. California Press
SAID, Edward. 1978. Orientalism. NI: Vintage Books
SILVA, Maria Cardeira da, 1999 Um Islão Prático. O Quotidiano Feminino em Meio Popular Muçulmano. Oeiras:Celta
TIESLER, Nina, 2005 “Novidades no terreno: muçulmanos na Europa e o caso português”. 2005 Análise Social. , n. 173, Vol. XXXIX, pps 827-849
Método de ensino
A cadeira funciona em regime de seminário. Serão alternados momentos de enquadramento teórico com sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.
Textos e outros materiais e instrumentos de apoio à disciplina devem ser consultados na plataforma moodle e no blog http://direitosehumanos.wordpress.com/
Método de avaliação
a) a participação regular nos debates temáticos; b) a elaboração de um teste intermédio(60%), c) a elaboração de um teste final (40%)(40%)
Conteúdo
I.Conceitos elementares para a compreensão dos acervos culturais dos contextos árabes e islâmicos
I.a. Médio Oriente, Próximo Oriente, Magrebe, e arabidade
I.b. Expansão cultural e histórica árabe/islâmica
I.c. Huntington versus Said
I. d. Conceitos básicos do Islão enquanto religião
II.Etnografias do M. Oriente e do N. de África
II.a. A construção colonial da medina
II.b. Quotidianos em meio urbano
II.c. Homens e mulheres: género, sexualidade e honra
II.d. Segmentaridade, casamento, parentesco, e vizinhança e amizade
III.Prática e áreas fundamentais de teorização da antropologia
III.a. O escândalo da filha do tio paterno
III.b. A antropologia do Mediterrâneo revisitada
III.c. O debate em torno da segmentaridade
III.d. Género, Feminismo, ‘Feminismo’ islâmico
IV.Expressões sociais e culturais do pós-colonialismo
IV.a. Globalismos e movimentos revivalistas
IV.b. Migração, diáspora e ‘Islão europeu’
IV.c.Turismo, arqueologia e patrimonialização
IV.d. Novos Media