Poder e Sociedade

Objetivos

OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os temas e paradigmas principais associados ao reconecimento pela Antropologia da relação entre o Poder e a Sociedade;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de realidades, processos e agentes sociais acerca desta temática, através das sessões expositivas, do visionamento de filmes e da leitura crítica da bibliografia
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.
OA4. Objetivar o saber pela participação em trabalhos de terreno coordenados pela docente

Caracterização geral

Código

01101628

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Cristina Antunes Godinho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

FOWERAKER, Joe (1995) Theorizing Social Movements, London and Boulder, Pluto Press.
GLEDHILL, John (2000) Power and its Disguises: Anthropological Perspectives on Politics, London, Pluto.
GODINHO, Paula (2011) «Oír o galo cantar dúas veces» -Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre
Portugal e Galicia, Ourense, Imprenta da Deputación
GODINHO, P.; CAIRO, H.; PEREIRO, X. coord. (2009) Portugal e Espanha – Entre discursos de centro e práticas de fronteira, Lisboa, Colibri.
NORDSTROM, C; MARTIN, J. ed. (1992) The paths to Domination, Resistance and terror, Berkeley e Los Angeles, UCP.
SCOTT, James (1985) Weapons of the weak - Everyday Forms of Peasant Resistance, New Haven and London, Yale University Press.
idem (2009) The Art of Not Being Governed, New Haven and London, Yale University Press.
WOLF, Eric (1999) Envisioning Power, Berkeley/Los Angeles/London, University of Californ

Método de ensino

As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de
filmes;
Ao longo do semestre lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de
comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão
3. Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Método de avaliação

apresentação de um texto(25%), assiduidade e participação(15%), e um ensaio escrito (60%)

Conteúdo

CP1. Introdução: poderes e sociedades
CP2. Centros do poder e o poder nas margens
CP3. Rotinas e momentos de aceleração da História
CP4. Memória e poder

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: