Poder e Sociedade
Objetivos
OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os temas e paradigmas principais associados ao reconecimento pela Antropologia da relação entre o Poder e a Sociedade;
OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de realidades, processos e agentes sociais acerca desta temática, através das sessões expositivas, do visionamento de filmes e da leitura crítica da bibliografia
OA3. Capacitar para trabalhar individualmente ou em equipa, e para comunicar oralmente e por escrito.
OA4. Objetivar o saber pela participação em trabalhos de terreno coordenados pela docente
Caracterização geral
Código
01101628
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Antunes Godinho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
FOWERAKER, Joe (1995) Theorizing Social Movements, London and Boulder, Pluto Press.
GLEDHILL, John (2000) Power and its Disguises: Anthropological Perspectives on Politics, London, Pluto.
GODINHO, Paula (2011) «Oír o galo cantar dúas veces» -Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre
Portugal e Galicia, Ourense, Imprenta da Deputación
GODINHO, P.; CAIRO, H.; PEREIRO, X. coord. (2009) Portugal e Espanha – Entre discursos de centro e práticas de fronteira, Lisboa, Colibri.
NORDSTROM, C; MARTIN, J. ed. (1992) The paths to Domination, Resistance and terror, Berkeley e Los Angeles, UCP.
SCOTT, James (1985) Weapons of the weak - Everyday Forms of Peasant Resistance, New Haven and London, Yale University Press.
idem (2009) The Art of Not Being Governed, New Haven and London, Yale University Press.
WOLF, Eric (1999) Envisioning Power, Berkeley/Los Angeles/London, University of Californ
Método de ensino
As aulas dividem-se em aulas teóricas (apresentadas pela docente e convidados) e teórico-práticas, com debates a partir do visionamento de
filmes;
Ao longo do semestre lectivo, o/a estudante deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de
comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC, em conformidade com os objectivos de aprendizagem definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de textos e filmes, seguidos de discussão
3. Activas, com realização de trabalho de terreno dirigido pela docente, apresentações individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Método de avaliação
apresentação de um texto(25%), assiduidade e participação(15%), e um ensaio escrito (60%)
Conteúdo
CP1. Introdução: poderes e sociedades
CP2. Centros do poder e o poder nas margens
CP3. Rotinas e momentos de aceleração da História
CP4. Memória e poder