Metodologia do Trabalho Científico
Objetivos
Espera-se que os alunos pratiquem e adquiram as seguintes capacidades ao longo do semestre: a) Utilizar uma lista de leituras fornecida pela docente, em conjugação com os conteúdos das aulas e os recursos bibliográficos existentes na FCSH (em papel e online).
b) Ler (semanalmente) um texto, proceder ao seu resumo e discussão do mesmo em aula. c) Ganhar familiaridade com a escrita etnográfica, histórica e teórica da antropologia. d) Familiarizar-se com os métodos de escrita dos diferentes autores (antropólogos) lidos durante o semestre (apresentação de objectivos, argumentos teóricos fundamentais, apresentação de resultados, conclusões). e) Pesquisar bibliografia online e na biblioteca da FCSH-UNL (formação específica com a equipa da biblioteca). f) Usar a norma de referenciação Chicago Style. g) Apresentar oralmente com a ajuda eventual de um registo escrito (powerpoint) um pequeno trabalho realizado em grupo.
Caracterização geral
Código
01102075
Créditos
6.0
Professor responsável
Xénia Venusta Braz Alves Ferreira de Carvalho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Bernard, H. R., 2006. Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. Walnut Creek: Altamira Press. Gilbert, N. (ed.), 2001. Researching Social Life. London: Sage Pub. Nunes, A. Sedas, 2001. Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença. Quivy, R. & L. Van Campenhoudt, 1998. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Silva, A. S. & J. M. Pinto (org.), 1986. Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
Método de ensino
As aulas têm uma estrutura teorico-prática. Os conteúdos programáticos são apresentados pela docente e explorados em conjunto com os estudantes.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
I. As ciências sociais e a antropologia a) Surgimento e consolidação das ciências sociais. b) Temas de investigação em antropologia. c) Teoria, método, análise: três componentes de um mesmo processo. II. A produção de conhecimento científico em ciências sociais a) Conhecimento científico e senso comum. b) Condições e critérios de objectividade em ciências sociais. c) As diferentes metodologias das ciências sociais e a etnografia, breve apresentação. d) Instrumentos de recolha e tratamento de informação, breve apresentação. e) Ética, neutralidade, objectividade, autoria, plágio. f) Leitura crítica de textos antropológicos: o que ler e como ler. g) Fichas de leitura e recensões: usos, potencialidades, limites. h) Escrita: principais dificuldades e erros. i) Produzir uma pequena bibliografia. Usar uma bibliografia.