Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo genérico desenvolver capacidades de estruturação de dados numéricos, através da iniciação do estudante ao
domínio da estatística e das suas aplicações nas ciências sociais, complementando a aprendizagem com o treino em EXCEL para a manipulação
de dados quantitativos.
Assim, no final do semestre, o estudante será capaz de:
1) Organizar, descrever e comparar informação estruturada com base em ferramentas da estatística descritiva;
2) Recolher e analisar informação estatística sobre um tema seleccionado;
3) Representar graficamente os resultados das suas análises com recurso ao Excel;
4) Desenvolver argumentos estatísticos para discutir resultados de pesquisa;
5) Redigir um relatório científico sobre os resultados da aplicação de um estudo estatístico.

Caracterização geral

Código

711001046

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Isabel Neto Antunes Afonso

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

BERNARD, H. Russel (1995) Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. Walnut Creek, London, New Delhi: AltaMira Press.
MADRIGAL, Lorena (1998) Statistics for Anthropology, Cambridge: Cambridge University Press.
MARGARET D. LECOMPTE E JEAN SCHENSUL (1999) Designing & Conducting Ethnographic Research (1-Ethnographer's Toolkit), Walnut Creek, London, New Delhi: AltaMira Press (61-96).
NAZARETH, J. Manuel (1981) Introdução aos métodos quantitativos em ciências sociais: manual de ensino, Lisboa: FCSH-U.N.L.
REIS, Elizabeth (2008) Estatística Descritiva. Lisboa: Editora SILABO.
*Nota: Bibliografia complementar específica é sugerida ao longo das aulas.
*Note: Addicional specific references are suggested throughout the semester.

Método de ensino

As aulas (2x1h45mn), de natureza teórico-prática, foram organizadas em dois tempos semanais. O 1º tempo será teórico-prático; o 2º tempo será
dedicado ao laboratório de informática.
(1) Aulas expositivas de introdução teórica aos tópicos abordados;
(2) Aulas práticas (individuais e em grupo) para resolução de exercícios de treino relativos aos problemas práticos apresentados;
(3) Laboratório de informática;
(4) Tutorias de apoio aos estudantes para a realização do trabalho prático

Método de avaliação

Exposição oral [10mn] em Power Point dos resultados mais relevantes do estudo(10%), Mini-teste I (20%) + Mini-teste II (20%)(40%), Relatório escrito [máx. 12pp.] dos resultados resultados de um estudo estatístico sobre as condições de vida dos estudantes universitários (50%)

Conteúdo

I Introdução: os conceitos básicos
a. Estatística e pesquisa científica;
b. Estatística descritiva e estatística indutiva (população, parâmetros, amostra);
c. Conceitos de base para a análise estatística (validade e contingência; variáveis e constantes; variáveis dependentes e independentes; grupos de controlo e grupos experimentais; escalas de medida e variáveis).
II Organização dos dados: o cálculo das principais estatísticas
a. Distribuição de frequências e gráficos;
b. Indicadores genéricos para comparação de frequências - Proporções, Percentagens; Rácios, Taxas, Taxas de Variação;
c. Medidas de tendência central e dispersão;
d. Distribuição normal e binomial.
III Análise de variância, correlação e regressão.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: