Laboratório de Antropologia

Objetivos

A unidade curricular pretende posicionar os estudantes finalistas de Antropologia nas múltiplas configurações e perspetivas da disciplina, no âmbito da profissionalização, da investigação e da participação na esfera pública. Pretende-se nomeadamente que os estudantes: 
a) adquiram familiaridade com áreas temáticas e pesquisas desenvolvidas nos 2.º e 3.º ciclos em Antropologia, mediante partilha de experiências por parte de diferentes investigadores;
b) desenvolvam conhecimentos sobre as tendências de pesquisa e as atividades desenvolvidas pelos centros de investigação em Antropologia, com recurso a casos concretos;
c) experimentem uma aproximação a experiências profissionais desenvolvidas em instituições públicas e privadas, tais como autarquias, ONGs humanitárias e de ajuda ao desenvolvimento, museus e instituições da cultura, do património e do turismo, etc.

Caracterização geral

Código

711001067

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Rodrigues Vilar Rosales

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Angrosino & McCurdy et al. 2005. The Cultural Experience: Ethnography in Complex Society. Waveland Press
Barley, Nigel. 2000[1983]. The Innocent Anthropologist: Notes from a Mud Hut. Waveland Press
Behar, Ruth.1996. The Vulnerable Observer. Beacon Press
Crane, Julia et al 1992. Field Projects in Anthropology: A Student Handbook.Waveland Press 
Eriksen, Thomas Hylland. 2006. Engaging Anthropology. The Case for a Public Presence. Berg.
Ervin, Alexander. 2005 [2000]. Applied Anthropology. Tools and Perspectives for Contemporary Practice.  Pearson. 
Mosse, David. 2011. Adventures in Aidlandt. Berghahn Books
Pink, Sarah. 2006. Applications of Anthropology. Berghahn Books
Strang, Veronica. 2009. What Anthropologists do.Berg
Van Maanen, John. 2011 [2008]. Tales of the Field(2nd Ed), Univ of Chicago Press

Método de ensino

A U.C. é orientada segundo uma metodologia teórico-prática, motivando a interação com os estudantes e o debate em torno de ideias-chave e estudos casos relativos aos diferentes conteúdos programáticos. A U.C. contempla, em paralelo, uma componente de seminário, organizado sob a forma de exposições por participantes convidados, no âmbito da investigação, da atividade profissional e do ensino/formação.

Método de avaliação

por um ensaio(60%), prova escrita(40%)

Conteúdo

1. Ser antropólogo, fazer Antropologia
2. Investigação em Antropologia
2.1. Tendências e problemáticas contemporâneas
2.2. Centros de Investigação em Antropologia
2.3. As revistas científicas de Antropologia
3. Experiências profissionais em Antropologia: patrimónios, direitos, diversidades
3.1. Transferências do conhecimento antropológico
3.2. Organizações governamentais
3.3. Organizações não-governamentais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: