Estudos Pessoanos

Objectivos

A aquisição de conhecimentos sobre a obra de Fernando Pessoa e a sua fortuna crítica será acompanhada pelo desenvolvimento de capacidades de análise e comentário do texto literário e crítico. Os estudantes irão exercitar a prática de uma pesquisa bibliográfica autónoma, enquanto base de apoio para a elaboração de leituras da obra pessoana e das posições críticas a seu respeito.

Caracterização geral

Código

711091125

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Pimentel Sepúlveda de Gouveia Teixeira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Coelho, Jacinto do Prado. Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa. 12.ª edição. Lisboa: Verbo, 2007.
Feijó, António M. Uma admiração pastoril pelo diabo (Pessoa e Pascoaes). Pessoana. Ensaios. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015.
Lourenço, Eduardo. Pessoa Revisitado. Crítica Pessoana I (1949-1982). Obras Completas de Eduardo Lourenço. Vol. IX. Coordenação, introdução e notas de Pedro Sepúlveda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020
Martins, Fernando Cabral (coord.). Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português. Lisboa: Caminho, 2008.
---- Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2014.
Monteiro, Adolfo Casais. A Poesia de Fernando Pessoa. Organização de José Blanco. 2.ª edição. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999.
Sepúlveda, Pedro. Os livros de Fernando Pessoa. Ensaística Pessoana. Lisboa: Ática, 2013.

Método de ensino

A exposição de conteúdos irá acompanhar a discussão de textos. Será colocado um forte acento no desenvolvimento de capacidades de análise e pesquisa dos textos, através da discussão em aula e da escrita de ensaios.

Método de avaliação

o segundo analisando um tema dos Estudos Pessoanos à sua escolha, que se enquadre no que foi discutido em aula(50%), A preparação dos textos para discussão em aula e a participação oral constitui um dos parâmetros de avaliação(10%), Os estudantes deverão escrever dois ensaios: o primeiro a respeito de um poema, sob a forma de teste(40%)

Conteúdo

O estudo das diversas vertentes da obra de Fernando Pessoa será articulado com o dos principais contributos da tradição crítica, desde os críticos da revista Presença aos mais recentes debates dos Estudos Pessoanos. A análise de exemplos de diferentes géneros da obra (poesia heterónima e ortónima, prosa ficcional e dramática, crítica, correspondência, textos filosóficos e esotéricos, planos e projetos editoriais) será apoiada pela discussão de posições da crítica em torno das principais questões que estes colocam (designadamente a respeito de noções de literatura, autoria, livro, edição ou fragmento). Nesta análise será dado particular relevo à posição específica de cada texto no conjunto da obra – decorrente da sua cronologia, de circunstâncias de escrita ou atribuição autoral – assim como à sua relação com outros textos literários e filosóficos da modernidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: