Latim I

Objectivos

Objetivos gerais:
Pretende-se que, no final deste semestre introdutório, os discentes tenham adquirido os conhecimentos fonéticos, morfológicos e sintácticos mínimos indispensáveis à análise e compreensão da estrutura básica desta língua matricial, sendo capazes de traduzir um texto simples.
Objetivos específicos:
a) Adquirir conhecimentos sobre a estrutura de língua latina que facultem a compreensão e, posteriormente, a leitura de enunciados simples, tais como máximas e provérbios. (45%)
b) Adquirir competência para dominar estruturas lexicais e morfo-sintácticas de base que permitam produzir frases simples. (20%)
c) Apreender regras de pronúncia em conexão com o estudo da fonética. (10%)
d) Estabelecer relações entre o Latim e as línguas românicas, em particular o Português, quer ao nível do léxico fundamental quer ao nível de algumas estruturas morfo-sintácticas. (20%)
e) Associar elementos da cultura romana ocorrentes nos trechos analisados a práticas culturais do Ocidente. (5%)

 

Caracterização geral

Código

711091144

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Luísa de Ornellas de Andrade da Silva e Castro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Dicionários / Dictionaries
FERREIRA, A.G., Dicionário Latim-Português. Porto, Porto Editora.
GAFFIOT, F., Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 2008 (on-line).
LEWIS, C.T. SHORT, C., A new Latin Dictionary. Oxford University Press, 1958 (on-line) Gramáticas /Grammars
FARIA, Ernesto,Gramática Superior da Língua Latina. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1959. (on-line)
***
COLLART, J., Histoire de la langue latine. Col. “Que sais-je?”, Paris, P.U.F.,1970.
FARIA, Ernesto. Fonética histórica do latim. Rio de Janeiro, Livraria Académica, 1957. (Vide capítulo sobre pronúncia restaurada) [752 LGT]
MAROUZEAU, J. La prononciation du latin. Paris, Les Belles Lettres, 1980. [1595 LGT]
MEILLET, A. Esquisse d’une histoire de la langue latine. Paris, hachette, 1952. [1045 LL]
ROCHA PEREIRA, M. H. Estudos de história da cultura clássica. Cultura Romana (vol. II), Lisboa. F.C.G., 2002 (3ª ed.).
Sítios/Web sites
Perseus Digital Library

Método de ensino

Classes will have an eminently theoretical-practical nature. A direct method with a progressive approach will be used. Morphology, phonetic and syntax subjects are presented  by the professor in a gradual way. After each expositive lecture practical exercises will be carried through in classroom. 1 weekly hour guided by the professor will be dedicated to texts of increasing difficulty translation techniques and to the dictionary good use. The weekly homework (with optional deliver for individual correction) as well as the interpellation during classes will allow students to verify their difficulties and make possible a continuous feed-back, in order to adjust learning to the class profile.

Método de avaliação

assiduidade (10%), duas frequências (55%), participação nas aulas, a qualidade dos trabalhos de casa e de fichas formativas(35%)

Conteúdo

1- Aspectos linguísticos
a) História da língua latina: matriz indo-europeia, Latim e línguas itálicas, a estrutura do Latim e a fixação dos casos.
b) Fonética: evolução do alfabeto latino; as diferentes pronúncias do Latim, elementos de prosódia latina. As quantidades vocálica e silábica; os fenómenos fonéticos básicos: apofonia, rotacismo, assimilação, dissimilação, crase e síncope.
c) Morfologia: noções de lexema, morfema, raiz, tema, característica e desinência; o género, o número e o caso; a flexão nominal substantiva; a flexão verbal: categorias de voz, modo, aspecto, tempo, pessoas; palavras invariáveis: preposições, advérbios, interjeições, conjunções coordenativas e conjunções subordinativas temporais e causais.
d) Sintaxe: a sintaxe dos casos, a ordem dos vocábulos na proposição, a frase latina simples: as proposições independentes e a parataxe.
2- Lexicologia: graus de alternância da raiz na formação de alguns vocábulos.
3- Análise e tradução de enunciados simples originais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: