Latim II
Objetivos
a) Desenvolver competência recetiva em língua latina que faculte a leitura e compreensão de textos latinos de dificuldade simples a moderada.
b) Apreender os mecanismos que permitem a versão do latim para o português com vista ao aperfeiçoamento da expressão na língua materna.
c) Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfossintáticas em enunciados simples.
d) Proceder ao confronto das estruturas morfossintáticas e lexicais do latim e das línguas românicas, em particular do português, de modo a apreender os principais mecanismos da evolução da língua mãe para as línguas dela derivadas.
e) Adquirir conhecimentos mínimos da cultura e literatura romanas que facultem a compreensão dos textos lidos.
f) Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental.
Caracterização geral
Código
711091145
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria do Rosario Calisto Laureano Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Latim I
Bibliografia
FERREIRA, A. G. (2008), Dicionário de Latim Português. Lisboa: Porto Editora.
GAFFIOT, F. (2008), Dictionnaire illustré latin-français. Paris: Hachette.
LEWIS, C.T., SHORT, C. (1963), Latin Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
LOURENÇO, F. (2019), Nova Gramática do Latim. Lisboa: Quetzal.
MICHEL, J. (1967), Grammaire de base du Latin. Paris: Klincksieck.
MONTEIL, P. (1974), Eléments de phonétique et de morphologie du latin. Paris: Nathan.
WILLIAMS, E.B. (1991), Do latim ao português. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Método de ensino
As aulas terão uma natureza eminentemente prática. Será utilizado o método direto, com abordagem progressiva.
Método de avaliação
participação nas aulas(10%), uma prova escrita presencial(45%), uma prova escrita presencial(45%)
Conteúdo
I - Fonética :1. Fenómenos fonéticos mais frequentes: apofonia, rotacismo, assimilação, alternâncias vocálicas, apócope.
II - Morfologia:1. A flexão nominal: adjetivos e seus graus, pronomes e numerais. 2. A flexão verbal: noções de aspeto e voz; oposição infectum/perfectum; conclusão do estudo do tema do perfectum, nas vozes ativa e passiva, e do verbo sum; as formas nominais; as vozes perifrásticas ativa e passiva; verbos depoentes.
III - Sintaxe:1. Os casos e as suas funções (conclusão) e o agente da passiva; o ablativo absoluto. 2. As proposições subordinadas.2.1 Proposições relativas, temporais, causais, comparativas, finais, concessivas, consecutivas.
2.2 Proposições completivas: infinitivas e conjuncionais.
IV – Lexicologia e semântica:1. O fundo primitivo do vocabulário latino. 2. Famílias de palavras e campos semânticos.