Literatura e Cinema

Objectivos

a) Reflectir sobre conceitos, linguagem(ns), temas, na área de literatura e cinema, através do estudo de obras literárias de autores britânicos e norte americanos e de obras cinematográficas, de forma a desenvolver uma reflexão sobre duas formas de expressão artísticas diferentes.
b) Adquirir critérios de análise e selecção que permitam, numa perspectiva interdisciplinar, o confronto, tanto pela aproximação como pela diferença, entre a narrativa literária e a narrativa fílmica.
c) Analisar e problematizar eventuais correspondências entre literatura e cinema através da abordagem da especificidade de cada sistema semiótico.

Caracterização geral

Código

711091155

Créditos

6.0

Professor responsável

Golgona Luminita Anghel

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bragança, Nuno, «A Noite e o Riso"» (1970), Lisboa, Círculo de Leitores, 1986.

Llansol, Maria Gabriela, «O Livro das Comunidades» (1977), Lisboa, Assírio & Alvim, 2017.

Oliveira, Carlos de, «Finisterra» (1978), Lisboa, Assírio & Alvim, 2003.

Velho da Costa, Maria, «Maina Mendes» (1969), 2ª edição, Lisboa, Moraes, 1977.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico e prático, apoiando-se sempre numa relação próxima de leitura intensiva das obras.
No início do semestre, será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos.
Espera-se que os alunos leiam antecipadamente os textos previstos para reflexão na aula.

Método de avaliação

Apresentação oral(30%), Realização de um trabalho escrito(70%)

Conteúdo

Propomos uma leitura transversal ao objecto literário, como modo de o experimentar enquanto laboratório de uma questão que o excede e que, no entanto, não se deixa apreender senão no seu interior: viver junto. O tema funcionará enquanto dispositivo de criação, força de expressão, germinação da escrita.

Tópicos: 1. «como viver juntos?; 2.1. Maria Velho da Costa, «da anónima participação no que é comum»; 2.2. «contar para viver: hipótese ficcionada de um espaço familiar»; 2.3. «ninguém se encontra»; 3.1. Carlos de Oliveira, «ruínas para uma memória», 3.2. «estratégias do comum: habitar, acolher, estar atento ao outro»; 4.1. Maria Gabriela Llansol, «geografia da desordem»/ «figuras da dissipação», 4.2. «comunidades de excepção»; 5.1 Nuno Bragança, «circulação do interdito», 5.2. «configurações do incerto».

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: