Temas da Arte Contemporânea
Objetivos
A arte contemporânea tem por objeto, ou por tema, uma multiplicidade tão grande
quantas são as vezes que ela surge – numa exposição num museu ou numa galeria,
numa sala de teatro, ao dobrar a rua, ao abrirmos um livro… Tantos temas e objetos
como os seus lugares de enunciação e manifestação. A cadeira de Temas de Arte
Contemporânea tem como objetivo refletir e reconhecer a forma como as práticas
artísticas contemporâneas tecem relações concretas com o mundo na qual emergem.
Iremos também relacionar temas prementes que surgem no território da arte
contemporânea com o discurso crítico e o pensamento contemporâneo que surgem de
outras áreas de expressão e de sociabilidade humanas.
Caracterização geral
Código
722061087
Créditos
10.0
Professor responsável
Liliana Coutinho da Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ARASSE, Daniel (trad. R. P. Cabral), Não se vê nada, Lisboa: KKYM, 2015.
Coutinho, Liliana, <On the utility of a universals fiction>, in Gimme Shelter: Global
Discourses In Aesthetics; Amsterdam University Press, 2013.
Ernest Breleur, Patrick Chamoiseau, Serge Domi, Gérard Delver, Édouard Glissant,
Guillaume Pigeard de Gurbert, Olivier Portecop, Olivier Pulvar et Jean-Claude William,
Manifeste pour les <produits> de haute nécessité, Paris: Éditions Galaade et Institut du
Tout-monde, 2009.
Jean Robertson; Craig McDaniel, Themes of Contemporary Art - Visual Art after 1980’s,
Oxford ; New York : Oxford University Press, 2013.
Kilomba, Grada, Plantation Memories – episodes of everyday racism, Münster: UNRAT,
2010, pp. 15 – 23. (https://schwarzemilch.files.wordpress.com/2012/05/kilomba-
grada_2010_plantation-memories.pdf)
Leïla Cukierman, Gerty Dambury, Françoise Vergès (ed), Françoise Vergès (Sous la
direction de), Décolonisons les arts ! , Paris : L’Arche, 2018.
Método de ensino
Apresentação dos tópicos do programa pelo docente. Inclui assistência a ciclos de
conferências e seminários sobre temáticas relacionadas com o tema da unidade
curricular e da pós-graduação. A bibliografia será complementada ao longo das sessões
e alguns textos deverão ser objeto de leitura prévia. Será estimulada a visita a
exposições, performances e o contacto concreto com propostas curatoriais que
possam nutrir o debate dos temas a debater em cada aula. Aplicação dos
conhecimentos adquiridos através do debate com os alunos em sala de aula.
Método de avaliação
Elaboração de um relatório/projecto final(60%), e avaliação qualitativa de participação nas aulas(40%)
Conteúdo
1. Independência Versus Separação
2. Travessias políticas e económicas da prática artística
3. Ecologias do fazer artístico
4. Quotidiano: do prosaico ao poético
5. Migrações humanas e culturais
6. Porosidade das categorias de género – disciplinar e outros
7. Da decolonialidade
8. Fazer cidade: lugares e espaços da arte
9. Curadoria e os lugares da Educação
10. Performatividade e prática curatorial