Gestão e Produção de Projetos de Arte
Objetivos
Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de
projectos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos
mesmos.
Caracterização geral
Código
722061090
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Emília Moreira Tavares Samora Batista
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AA. VV., <Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond>, Art & Design Special Issue, 1997.
AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993.
BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven and London, 1999.
BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002.
BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997.
BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999.
CANNON-BROOKES, Peter. «Le transport des œuvres d’art : diversifier les stratégies», Museum International, vol. 47, nº 186, p. 55-59.
CRIMP, Douglas, <The Art of Exhibition> in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993.
CRIMP, Douglas, <This is not a Museum of Art> in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993.
DEAN, David, Museum Exhibition. Theory and Practice, London, Routledge, 2001.
Método de ensino
Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e
iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.
Método de avaliação
A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas(40%), e do trabalho a entregar no final do semestre(60%)
Conteúdo
EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
a) Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?
b) Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
a) Primeiros passos do produtor/gestor
b) Mapas orçamentais e de planeamento
c) Apoios e patrocínios
d) Condições físicas dos espaços
e) Características das obras
PRODUÇÃO E MONTAGEM
a) Tipo de produção
b) Tipo da exposição
c) Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes
e recepção das obras de arte, segurança e vigilância, manutenção
d) Catálogo: Fases de produção e intervenientes
e) Outros materiais a editar
f) Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e
marketing
g) A imprensa – campanha publicitária e press-release
h) Montagem
i) Inauguração
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
a) Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras
b) Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento
da exposição