Gestão e Produção de Projetos de Arte

Objetivos

Apresentar as diferentes fases de trabalho e áreas de intervenção para realização de
projectos expositivos; fornecer as ferramentas necessárias à concretização dos
mesmos.

Caracterização geral

Código

722061090

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Emília Moreira Tavares Samora Batista

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

AA. VV., <Curating: The Contemporary Art Museum and Beyond>, Art &amp; Design Special Issue, 1997.
AMBROSE, Thimothy and PAINE Crispin, Museum Basics, ICOM, 1993.
BAKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale University Press, New Haven and London, 1999.
BALTIC, The Producers. Contemporary Curators in Conversation, ed. Baltic, New York, 2002.
BELCHER, Michel, Organización y diseño de exposiciones. Su relación con el museu, Gijon, Trea, 1997.
BARKER, Emma, Contemporary Cultures of Display, Yale: Yale University Press, 1999.
CANNON-BROOKES, Peter. «Le transport des œuvres d’art : diversifier les stratégies», Museum International, vol. 47, nº 186, p. 55-59.
CRIMP, Douglas, <The Art of Exhibition> in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993.
CRIMP, Douglas, <This is not a Museum of Art> in On the Museum’s Ruin, Cambridge (Mass.), 1993.
DEAN, David, Museum Exhibition. Theory and Practice, London, Routledge, 2001.

Método de ensino

Apresentação detalhada dos temas elencados, acompanhados de PowerPoint e
iconografia. Cada capítulo será ilustrado com exemplos práticos.

Método de avaliação

A avaliação faz-se através das intervenções nas aulas(40%), e do trabalho a entregar no final do semestre(60%)

Conteúdo

EXPOSIÇÃO: OS INTERVENIENTES E SEUS RESPECTIVOS PAPÉIS
a) Quem organiza e promove exposições, quem solicita o produtor/gestor?
b) Papel do produtor/gestor, as suas competências.
PRÉ-PRODUÇÃO
a) Primeiros passos do produtor/gestor
b) Mapas orçamentais e de planeamento
c) Apoios e patrocínios
d) Condições físicas dos espaços
e) Características das obras
PRODUÇÃO E MONTAGEM
a) Tipo de produção
b) Tipo da exposição
c) Obras: Tipo de obras, pedidos de empréstimo e contratos, seguros, transportes
e recepção das obras de arte, segurança e vigilância, manutenção
d) Catálogo: Fases de produção e intervenientes
e) Outros materiais a editar
f) Imagem da exposição/evento e sua comunicação, promoção, divulgação e
marketing
g) A imprensa – campanha publicitária e press-release
h) Montagem
i) Inauguração
DESMONTAGEM E PÓS-PRODUÇÃO
a) Desmontagem, disciplina e método na desmontagem, devolução de obras
b) Pós-produção, a tarefa do produtor/gestor não termina com o encerramento
da exposição

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: