Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do mercado da arte global e do
mercado da arte português, em particular;
Relacionar as mudanças do mercado da arte global com a geografia
económico-política;
Identificar os principais intervenientes e a sua ação no sistema da arte;
Compreender a construção do valor artístico na dependência da articulação
das estruturas culturais com o mercado;
Desenvolver sentido crítico sobre a importância do mercado na valoração da
arte e na capacidade analítica para compreender textos sobre o tema.
Caracterização geral
Código
722061121
Créditos
10.0
Professor responsável
Adelaide Manuela da Costa Duarte
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os pré-requisitos são os definidos no edital de candidatura.
Bibliografia
BECKER, Howard S., Mundos da arte, Lisboa, Livros Horizonte, 2010 (1.ª Ed. 1982).
BELLINGHAM, D., An Introduction to the Art Market: A Handbook for Students and Collectors (London: Lund Humphries), 2015.
HATTON, Rita and WALKER, John A, Supercollector. A critique of Charles Saatchi, 4th Edition, Esher, Surrey, The Institute of Artology, 2010 (1ª Ed. 2000).
HEINICH, Nathalie, Le paradigme de l’art contemporain. Structures d’une révolution artistique, Éditions Gallimard, 2014.
ROBERTSON, Ian, Principles of International Art Business (Editor with Derrick Chong), Lund Humphries, 2014.
VELTHIUS, Olav; CURIONI, Stefano Baia, Cosmopolitan Canvases. The Globalization of Markets for Contemporary Art, Oxford University Press, 2015.
VELTHIUS, Olav, Talking Prices. Symbolic Meanings of Prices on the Market for Contemporary Art, Princeton University Press, 2005.
Método de ensino
A avaliação de conhecimentos incide sobre a elaboração de relatórios/projetos
finais escritos e a avaliação qualitativa da participação oral nas aulas (soma
igual a 100%). Uma percentagem das aulas a definir pelo docente pode ser
lecionada à distância, via online.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos incide sobre a elaboração de relatórios/projetos finais escritos e a avaliação qualitativa da participação oral nas aulas.(100%)
Conteúdo
1. História do mercado da arte ocidental
2. O contributo do colecionismo privado e institucional para a dinamização do
mercado da arte
3. De Paris a Hong Kong. As transformações do mercado da arte à escala
global
4. Os agentes dos mundos da arte em rede: galerias de arte e tipologias,
colecionadores e perfis, instituições
5. Construção de valores artísticos: estruturas de legitimação e de aquisição
(bienais e feiras de arte)
6. Portugal: história e desenvolvimento do mercado da arte
7. A especificidade do mercado português: tendências e gostos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: