Pós-Graduação em Ensino do Português como Língua não Materna

Objetivos educativos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:
Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
Capacidades de descrição e análise linguística do português;
Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
Capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna;
Capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
Conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
Capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
Capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

Caracterização geral

Código DGES

E079

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Ana Maria Lavadinho Madeira

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

25

Propinas

1400 Euros/ano

Horários

E-learning

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS do programa de unidades de crédito obrigatórias.

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.