Pós-Graduação em Ensino do Português como Língua não Materna

Objetivos educativos

Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;

Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;

Capacidades de descrição e análise linguística do português;

Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;

Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;

Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;

Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

Caracterização geral

Código DGES

E079

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

A disponibilizar brevemente

Coordenador

Ana Maria Lavadinho Madeira

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

25

Propinas

1400 Euros/ano

Horários

E-learning

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O curso é ministrado em regime de e-Learning e tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos para obter o diploma de Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir todas as unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Condições de acesso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja considerado relevante para a pós-graduação.

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente