Pós-Graduação em Mercado da Arte e Colecionismo

Objetivos educativos

O curso tem por objetivo, a nível das competências gerais, produzir, sistematizar e difundir conhecimento teórico e prático no domínio científico do Mercado da Arte e Colecionismo.

Ao nível das competências específicas do curso de pós-graduação, propõe-se que no final do curso o estudante seja capaz de:

Compreender a evolução histórica e o contexto do colecionismo na sua estreita articulação com o mercado;
Distinguir a especificidade dos mercados da arte antiga e da arte contemporânea;
Problematizar a produção artística na sua relação com a sociedade e com o mercado;
Desenvolver ferramentas analíticas, reconhecer a qualidade artística e o valor económico para avaliar investimentos e transações de obras de arte;
Estudar criticamente os mercados globais da arte nas suas flutuações relacionáveis com a economia;
Identificar o papel dos agentes e dos intermediários nas dinâmicas do sistema da arte, da sua produção, divulgação legitimadora e do consumo;
Conhecer o funcionamento, a importância e o impacto das principais bienais e feiras de arte internacionais no percurso estético e na cotação da obra dos artistas.

Caracterização geral

Código DGES

E102

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Maria Raquel Henriques da Silva, Adelaide Manuela da Costa Duarte

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

25

Propinas

1800 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O curso tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos (1 ECTS = 28 horas de trabalho) para obter o diploma de Pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:
• 4 unidades curriculares obrigatórias;
• 2 unidades curriculares do conjunto das 4 optativas condicionadas.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a) Possuir o grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; c) Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspetos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722061123 Avaliação e Peritagem de Obras de Arte 10.0
722061122 Mercado da Arte e Direito 10.0
722061121 Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global 10.0
722061120 Mercados da Arte e os Novos Meios 10.0
Opções Condicionadas
Código Nome ECTS
Opções
722061124 Colecionadores na Primeira Pessoa e Divulgar Coleções 10.0
722051320 Coleções e Museus de Arte em Portugal 10.0
722061126 Feiras e Bienais: Circuitos da Arte 10.0
722061125 Temas de Arte em Portugal 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20