Colecionadores na Primeira Pessoa e Divulgar Coleções

Objectivos

  • Contactar com os principais colecionadores ativos em Portugal;
  • Adquirir conhecimentos sobre o modo de formar coleções de arte no mercado primário e secundário, compreender as motivações e as vicissitudes associadas à atividade;
  • Assimilar o contexto económico-social da constituição de coleções de arte;
  • Identificar tendências de gosto no colecionismo atual;
  • Desenvolver sentido crítico sobre o papel dos colecionadores no sistema da arte e sobre as coleções enquanto património cultural.

Caracterização geral

Código

722061124

Créditos

10.0

Professor responsável

Adelaide Manuela da Costa Duarte

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os pré-requisitos são os definidos no edital de candidatura.

Bibliografia

CABANNE, Pierre, Les grands collectionneurs. Être collectionneur au XXe siècle, Tome II, Paris, Les Éditions de L’Amateur, 2004.
Coleção António Cachola. Vol. 2012, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, 2012.
DUARTE, Adelaide, Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Lisboa, Caleidoscópio/ Direção Geral do Património Cultural, 2016.
HATTON, Rita & WALKER, John A, Supercollector. A critique of Charles Saatchi, 4th Edition, Esher, Surrey, The Institute of Artology, 2010 (1ª Ed. 2000).
JIMÉNEZ-BLANCO, María Dolores; MACK, Cindy, Buscadores de belleza. Historias de los grandes coleccionistas de arte, Barcelona, Editorial Ariel, 2007 (1.ª Ed.).
O’NEILL, Paul, The Culture of Curating and the Curating of Culture(s), Cambridge, Mass: MIT Press.
POMIAN, Krzysztof, Des saintes reliques à l’art moderne. Venise-Chicago, XIIIe-XXe siècle, Gallimard, 2003.
STOURTON, James, Great Collectors of Our Time. Art Collecting Since 1945, London, Scala, 2007. 

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. A maioria destas aulas serão lecionadas em museus pelos colecionadores que foram responsáveis pela reunião das obras expostas ao público. Uma percentagem das aulas a definir pelo docente pode ser lecionada por ensino a distância.

Método de avaliação

Avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projetos. finais que terão apresentação escrita, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.(100%)

Conteúdo

  • Colecionar na contemporaneidade. Conceitos, paradigmas e problematização;
  • Coleções privadas e públicas em Portugal: história e especificidades;
  • Francisco Capelo, um colecionador eclético (Lisboa);
  • Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea (Lisboa);
  • Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Coleção António Cachola (Elvas);
  • Coleção Norlinda e José Lima (São João da Madeira);
  • QuARTel, Coleção de arte contemporânea Figueiredo Ribeiro (Abrantes);
  • A dimensão pública do colecionar. Estratégias de divulgação de coleções de arte;
  • Pensamento e curadoria de coleções;
  • Expor coleções: espaços e itinerâncias;
  • Editar coleções.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: