Ensaio Audiovisual - Teoria e Prática
Objetivos
- Conhecer maneiras alternativas de análise e transmissão do conhecimento do cinema;
- Conhecer casos de estudo paradigmáticos da imbricação da crítica com a criação artística;
- Ser capaz de articular teoria, crítica e prática artísticas para a compreensão do cinema como fenómeno estético;
- Conhecer a história do cinema a partir do conceito de ensaio audiovisual;
- Entender as possibilidades estéticas e críticas do “fotofilme” para a problematização da relação entre o cinema e a fotografia;
- Ter a capacidade de produzir objetos, em texto ou/e em vídeo, que veiculem artisticamente uma ideia ou uma argumentação crítica/teórica sobre o cinema e o mundo.
Caracterização geral
Código
7220911670
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Guilherme Jordão de Mendonça
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
- BRENEZ, Nicole, «La Critique comme concept, exigence et praxis», La Furia Umana (edição online), número 17, outubro 2013: http://www.lafuriaumana.it/index.php/29-archive/lfu-17/1-la-critique-comme-concept-exigence-et-praxis;
- DOUCHET, Jean, L’art d’aimer, Paris, Cahiers du cinéma, 2003;
- GODARD, Jean-Luc, Introduction to a True History of Cinema and Television, Montreal, Caboose, 2014;
- LYON-CAEN, Gilles (ed.), La critique de cinéma à la épreuve d’Internet, Lavérune, L’entretemps éditions, 2014;
- MENDONÇA, Luís, «Para lá do problema da linguagem: Manny Farber e a escrita cinema como boa prática», in Rowland, Clara, e Bértolo, José (orgs.), A Escrita Cinema: Ensaios, Lisboa, Documenta, 2015;
- ROSENBAUM, Jonathan, MARTIN, Adrian, Movie Mutations: The Changing Face of World Cinephilia, Londres, British Film Institute, 2003;
- SCOTT, A.O., Better Living Through Criticism, Londres, Jonathan Cape, 2016.
Método de ensino
As aulas oscilam entre um componente reflexivo e outro prático. Transmitem-se as ferramentas teóricas e os conhecimentos históricos necessários para a produção do trabalho final. Ao mesmo tempo, em tutoriais simples, e com vista a uma “crítica da imanência” (Benjamin), formam-se os alunos com vista à criação de uma gama alargada de objetos – ensaios escritos “cinemáticos”, que provenham da observação plano a plano de determinado(s) filme(s), ou ensaios audiovisuais digitais que nasçam de um exercício de escrita.
Método de avaliação
Participação dos alunos durante as aulas, produção de ensaios, em vídeo ou em texto, assimilação crítica dos pontos do programa.(100%)
Conteúdo
Desenha-se, na presente unidade curricular, um percurso pela história do cinema, entre os filmes e os textos críticos (em papel, no digital, com imagens e/ou palavras). À luz da recente emergência do ensaio audiovisual digital, promove-se o questionamento do conceito do “ensaio como forma” (Adorno) ao longo da história do cinema, de Joseph Cornell a Ken Jacobs, de Peter Kubelka a Peter Tscherkassky, de Chris Marker a Jean-Luc Godard, de Mark Rappaport a Adrian Martin e Cristina Álvarez López. Atenção especial é dada às experimentações, entre o cinema e a fotografia, levadas a cabo pelo casal germano-húngaro Katja Pratschke e Gusztáv Hámos. Viaja-se por entre as imagens de cineastas que usam a crítica como ferramenta estética tal como por entre textos que propõem um “cinematismo” (Eisenstein) da palavra escrita, tendo-se como casos de estudo – lidos e relidos à luz do ensaio audiovisual enquanto modus crítico – os trabalhos de autores das escolas americana e francesa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: