Fotografia Contemporânea

Objectivos

  1. Identificar e analisar os temas e questões emergentes no domínio da fotografia contemporânea;
  2. Conhecer e relacionar as tendências ao nível dos conceitos, géneros e categorias de prática visual;
  3. Reconhecer e compreender as condições de exibição das artes visuais em torno do fotográfico;
  4. Conhecer e aplicar metodologia(s) de Projeto específicas da produção fotográfica;
  5. Explorar as potencialidades criativas da fotografia;
  6. Adequar, em progressiva autonomia, processos e estratégias de trabalho.

Caracterização geral

Código

7220911671

Créditos

10.0

Professor responsável

António Sérgio Mah Alves da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • AAVV, (1997) Indiferencia e Singularidad: La fotografia en el pensamiento artístico contemporáneo, Barcelona, Museu d'Art Contemporani de Barcelona;
  • Batchen, Geoffrey, Burning with desire, Cambridge, MIT Press, 1999;
  • Baqué, Dominique (1998), La photographie plasticienne. Un art paradoxal, Paris, Regard;
  • Krauss, Rosalind, (1990), O fotográfico, Barcelona, Gustavo Gili, 2002;
  • Roberts, John (1998), The Art of Interruption, Manchester, MUP;
  • Squiers, Carol (1990), The Critical Image, Seattle, Bay Press;
  • Tratchenberg, Allan, Ensaios sobre a Fotografia. Lisboa: Orpheu Negro, 2014;
  • Wells, Liz (1997), Photography: A Critical Introduction, Londres, Routledge.

Método de ensino

Em termos gerais, são propostos três tipos de atividades letivas: «atividades expositivas» predominantemente vocacionadas para a aprendizagem dos temas, princípios e conteúdos definidos na estrutura do programa; «atividades práticas» preferencialmente vocacionadas para a aplicação e exercitação dos conhecimentos relativos a procedimentos e técnicas fotográficas, em articulação com os parâmetros de representação dos géneros fotográficos; e, por fim, «atividades de orientação e análise» para discussão em torno dos aspetos criativos e conceptuais.

Método de avaliação

Avaliação contínua e terá fundamentalmente em conta (1) a participação e aprendizagens demonstradas nas aulas e (2) a qualidade (considerando a criatividade, metodologia, execução e fundamentação) dos projetos fotográficos.(100%)

Conteúdo

O programa procura analisar características, derivações e combinações nos domínios da teoria e prática da imagem em contexto artístico, através de focagens sobre tendências recentes nos planos conceptual, estético e técnico. Um primeiro grupo de conteúdos incide sobre certas inclinações e actualizações temáticas (e.g., tempo e movimento, história e memória, quotidianidade, espacialidade e lugar), bem como uma visão crítica dos géneros e categorias artísticas. Estes conteúdos articulam-se com a análise de textos de referência e com a realização de projectos fotográficos. Por fim, serão abordadas várias questões relacionadas com as formas e dispositivos de apresentação/exposição/exibição de trabalhos fotográficos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: