Documentário Contemporâneo

Objetivos

a) Compreender, abordar criticamente e definir o terreno do discurso e da linguagem do cinema, fazendo a ligação com o cinema de não-ficção, o documentarismo, enquanto género cinematográfico com uma expressão e uma identidade próprias;

b) Compreender o Documentário na sua génese e desenvolvimento, assumindo que a sua identidade própria se construiu historicamente associada às ideias de verdade e de autenticidade;

c)  Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica a propósito de diferentes estratégias e dispositivos cinematográficos presentes no cinema documental criativo;

d) Compreender e analisar os contextos artísticos, culturais e políticos associados à produção dos vários discursos em Documentário;

e) Experimentar e desenvolver um projeto de Documentário próprio através dos usos e das práticas de produção, pesquisa e realização que lhe estão associadas.

Caracterização geral

Código

7220911673

Créditos

10.0

Professor responsável

Catarina Sousa Brandão Alves Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • AUSTIN, T. and JONG, W. 2009, Rethinking Documentary. New Perspectives, New Practices, Open University Press;
  • BERREBI, Sophie, 2014, The Shape of Evidence. Contemporary Art and the Document. Ed. Valiz, Amsterdam;
  • BARBOSA, Andréa (et al.) (orgs), 2009, Imagem-conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos, Papirus Editora. Rio de Janeiro;
  • CLIFFORD, J and MARCUS, G. 1986, Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. California University Press;
  • MACDOUGALL, David, 2006, The Corporeal Image. Film, Ethnography and the Senses, Princeton and Oxford. Princeton University Press;
  • NICHOLS, Bill, 2016, Speaking Truths with Film. Evidence, Ethics, Politics in Documentary, University California Press;
  • ROSENTHAL, Alan (ed) / CORNER, John (ed), 2005, New Challenges for Documentary, Manchester, Manchester University Press;
  • WINSTON, Brian, (et al.), 2017, The Act of Documenting. Documentary Film in the 21st Century. Bloomsbury.

Método de ensino

Todas as aulas incluem exposição de matéria e apresentação de excertos de filmes, analisados pela professora e seguidos de discussão colectiva. As aulas irão também abordar e reflectir, em conjunto, os projectos e ideias de realização prática dos estudantes.

Método de avaliação

Crítica / análise de um filme ou realizador.(20%), Ensaio escrito.(60%), Participação na aula.(20%)

Conteúdo

1) Génese e desenvolvimento da ideia de Documentário: a veia documental do cinema de viagens e etnográfico, do filme experimental, do documentário sociológico, do cinema autobiográfico, da etnofição. Cruzamentos de estilo e de modalidades do documentário^;

2) Questões da subjetividade e autoria, posição da câmara, usos do som e da montagem, em especial nos anos 1960 com o Cinéma Vérité e com o Direct Cinema americano: o lugar do cinema observacional;

3) Várias tendências, escolas e correntes artísticas: em França, Inglaterra, Alemanha e nos EUA. O caso do documentário português;

4) Linguagem no documentário contemporâneo: análise de discursos, modalidades e dispositivos;

5) A prática da realização em documentário criativo: pesquisa e desenvolvimento da ideia, motivação pessoal, guião cinematográfico, rodagem, montagem e pós-produção.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: