Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas

Objetivos educativos

•Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
•Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
•Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura;
•Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

Caracterização geral

Código DGES

E172

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Dora dos Santos Silva

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

30

Propinas

1600 Euros/ano

Horários

Presencial Hor Noturno

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 1 ano/2 semestres. Total de créditos: 60 ECTS - European Credit Transfer System (1 ECTS = 28 horas de trabalho).
O aluno tem de realizar 60 créditos ECTS: 10 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias e 50 créditos no quadro de opções condicionadas.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a) Possuir o grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; c) Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspetos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
02100088 Questões Contemporâneas da Cultura e das Indústrias Criativas 10.0
Opções condicionadas
Código Nome ECTS
Opções
722051416 A Cidade e as Artes 10.0
722011142 Ciência e Sociedade 10.0
02100111 Comunicação Estratégica Aplicada à Cultura 10.0
02100100 Gestão e Programação de Projetos Culturais e Criativos 10.0
02100122 Inovação e Estratégia nas Indústrias Criativas 10.0
02100099 Jornalismo Cultural 10.0
Número de ECTS obrigatório: 50