Questões Contemporâneas da Cultura e das Indústrias Criativas

Objetivos

Reconhecer a cultura como instrumento fundamental para a riqueza de uma cidade, a sustentabilidade da qualidade de vida dos cidadãos e o progresso económico e social; Compreender as várias facetas da cultura e das indústrias criativas, num contexto de inovação, digitalização, diversificação e diferenciação, e o impacto que este novo paradigma tem na sociedade; Conhecer os circuitos de produção, distribuição e difusão dos conteúdos culturais; Conhecer os principais desafios da cultura e das indústrias criativas, desde a criação ao modelo de negócio.

Caracterização geral

Código

02100088

Créditos

10.0

Professor responsável

Dora dos Santos Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Jones, C. et al. (eds.) (2015) The Oxford Handbook of Creative Industries. Oxford: Oxford Press.
Hesmondhalgh, D. (2007). The Cultural Industries. London: Sage.
Micko, B. & Doyle, J. (eds.) (2017) Culture, Innovation and the Economy. London: Routledge.
Santos Silva, D. (2016). Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UT Austin | Portugal CoLab).
Unesco (2015). Cultural Times. The First Global Map of Cultural and Creative Industries. Unesco.

Método de ensino

Teórico, com apresentação de exemplos e motes para discussão. 

Método de avaliação

Participação nos desafios das aulas(20%), Trabalho final e apresentação oral(50%), Trabalho intermédio (em grupo)(30%)

Conteúdo

MÓDULO I – PALAVRAS-CHAVE E OS SEUS MUNDOS
• Evolução do significado de cultura e das artes
• A reprodutibilidade da obra de arte e o nascimento da indústria cultural
• A cultura do quotidiano e as subculturas
• Emergência e caracterização das indústrias culturais e das indústrias criativas
• Indústrias limítrofes: media, entretenimento, conteúdos e tecnologia
• Cultura e criatividade no contexto estético, cultural, social e empreendedor
MÓDULO II – QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS I
• Inovar na cultura?
• Cultura digital: convergência, colaboração, interatividade
• Desafios e tendências de setores tradicionais e emergentes
• Classes criativas e cidades criativas. Estudo de casos
• A cidade de Lisboa: bairros, clusters e a cidade como objeto cultural
MÓDULO III – QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS II
• Potencialidades dos formatos digitais para a comunicação de cultura
• Integração da tecnologia na comunicação de equipamentos, projetos e objetos
• Os públicos culturais e o envolvimento digital

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: