Fundamentos da Visualização

Objectivos

Os principais objetivos desta unidade curricular são dar aos alunos as bases necessárias para compreenderem o impacto das representações visuais na análise e compreensão de dados complexos, dar-lhes os fundamentos teóricos necessários para criar visualizações eficazes (os princípios da perceção e da semiótica, etc.) e pô-los a par do estado da arte em visualização de dados. Pretende-se também que os alunos fiquem a conhecer a história da visualização e visualizações notáveis. No final do semestre o aluno deverá: compreender as principais técnicas de visualização e os fundamentos teóricos necessários para a sua criação; ser capaz de avaliar criticamente visualizações, compreendendo os seus pontos fortes e fracos, e ser capaz de sugerir melhorias e aperfeiçoamentos; ser capaz de compreender os dados e determinar que problema se está a tentar resolver; ter a capacidade de ler e discutir a atual literatura; e ser capaz de conceptualizar ideias e técnicas de interação através de esboços.

Caracterização geral

Código

02104095

Créditos

5.0

Professor responsável

Professor a definir - FCSH #1

Horas

Semanais - 2

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • Brewer, Cynthia A. "Color use guidelines for data representation." In Proceedings of the Section on Statistical Graphics, American Statistical Association, pp. 55-60. 1999;
  • Cawthon, Nick, and Andrew Vande Moere. "The effect of aesthetic on the usability of data visualization." In Information Visualization, 2007. IV'07. 11th International Conference, pp. 637-648. IEEE, 2007;
  • Chen, Chaomei. "Top 10 unsolved information visualization problems." IEEE computer graphics and applications 25, no. 4 (2005): 12-16;
  • Gershon, Nahum, and Ward Page. "What storytelling can do for information visualization." Communications of the ACM 44, no. 8 (2001): 31-37;
  • Segel, Edward, and Jeffrey Heer. "Narrative visualization: Telling stories with data." IEEE transactions on visualization and computer graphics 16, no. 6 (2010): 1139-1148;
  • Tufte, Edward R. "The visual display of quantitative information." Vol. 2, no. 9. Cheshire, CT: Graphics press, 1983.

Método de ensino

Alunos receberão exposição focada no tópico da visualização de informação, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões essenciais desta temática. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com algumas ferramentas de apoio à criação de visualização. As aulas terão um carácter teórico/prático.

A Primeira metade de cada aula é predominantemente teórica, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos.

A segunda metade da aula destina-se à discussão das leituras obrigatórias, dos trabalhos principais da unidade curricular (individual e em grupo) e à realização de pequenas tarefas práticas sobre a matéria apresentada na primeira metade da aula.

Método de avaliação

Assiduidade e Participação(20%), Projecto(40%), Relatório de seminário ou visita de estudo(40%)

Conteúdo

Contar histórias visuais com dados:

  • A história da visualização;
  • O papel do data mining e dos dados abertos;
  • Wisdom, Data, Information, and Knowledge;
  • Exploratória versus explanatória;
  • Direcionada pelo autor versus direcionada pelo leitor;
  • As especificidades da visualização narrativa;
  • O valor da visualização;
  • Os dados e porquê visualizar;
  • A visualização noutras áreas de estudo;
  • O design da visualização;
  • O processo;
  • Tipos (conjuntos e sequências, dados temporais, mapas, formas, texto e hipertexto, hierarquias e gráficos);
  • Nominal, ordinal, intervalo e proporção;
  • Densidade, foco e pequenos múltiplos;
  • Ambiente | Desktop, Mobile, Tablet entre outros;
  • Como as narrativas evoluíram nas diferentes plataformas?;
  • Formas de apresentação convencionais e inconvencionais;
  • Histórias de sucesso: quem está a inovar neste espaço?;
  • Perceção, estética, interatividade, animação, cor, narrativa e software.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: