Práticas Cénicas

Objetivos

a) Por meio de trabalhos práticos, desenvolver um conhecimento por dentro das virtualidades e dificuldades das linguagens cénicas:
b)Aplicar, testar e passar para o corpo as problemáticas tratadas nos outros seminários;
c) Desenvolver competências específicas nos trabalhos de corpo, voz, encenação e coreografia.

Caracterização geral

Código

722011132

Créditos

10.0

Professor responsável

Paulo Filipe Gouveia Monteiro

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

BARBA, Eugénio; SAVARESE, Nicola (1985) Anatomie de l´acteur, Cazilhac, Bouffonneries Contrastes
BRENNAN, Richard (1994) A técnica Alexander, Lisboa, Estampa
BRECHT, Bertold (s/ data) Estudos sobre teatro: para uma arte dramática näo-aristotélica, Lisboa, Portugália
BROOK, Peter (1982) The Empty Space, London, Penguin
CHEKHOV, Michael (1984) To the Director and Playwright, New York, Limelight
CLURMAN, Harold (1997) On Directing, New York, Fireside
MEYERHOLD, Vzevolod (1980) O Teatro Teatral, Lisboa, Arcádia
MITTER, Shomit (1992) Systems of Rehearsal: Stanislavsky, Brecht, Grotowski and Brook, London, Routledge
SMITH-AUTARD, Jacqueline M. (2005) Dance composition, London. A & C Black
SOLMER, Antonino (dir.) (1999) Manual de Teatro, Lisboa, Contracena
STANISLAVSKI, Konstantin (1979) A Preparação do Actor, Lisboa, Arcádia
STRASBERG, Lee (1988) A Dream of Passion: the development of the method, London, Bloomsbury ;
STREHLER, Giorgio (1980) Un théâtre pour la vie, Paris, Fayard

Método de ensino

Funcionamento em atelier: espaço grande e vazio, roupas de trabalho, treino corporal e de voz, combinado com trabalho de mesa sobre texto teatral ou sobre textos e vídeos que inspirem trabalho coreográfico e sobre as opções de encenação e composição; progressiva construção das personagens e dos projectos finais.

Método de avaliação

A avaliação terá em conta a assiduidade, a participação nas aulas, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e as competências a nível de corpo, voz, encenação ou coreografia e entendimento das linguagens cénicas trabalhadas.(100%)

Conteúdo

1) postura, relaxamento, trabalho sensorial e liberdade do corpo
2) improvisação por contacto;
3) relação entre a voz e o corpo, respiração, colocação e projecção da voz;
4) opções de transposição de um texto dramático para a cena;
5) opções de construção de personagens;
6) métodos para a interpretação dos actores e performers;
7) marcações, mise en place, composição ;
8) apresentação experimental de um projecto cénico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: