Práticas Cénicas
Objetivos
a) Por meio de trabalhos práticos, desenvolver um conhecimento por dentro das virtualidades e dificuldades das linguagens cénicas:
b)Aplicar, testar e passar para o corpo as problemáticas tratadas nos outros seminários;
c) Desenvolver competências específicas nos trabalhos de corpo, voz, encenação e coreografia.
Caracterização geral
Código
722011132
Créditos
10.0
Professor responsável
Paulo Filipe Gouveia Monteiro
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BARBA, Eugénio; SAVARESE, Nicola (1985) Anatomie de l´acteur, Cazilhac, Bouffonneries Contrastes
BRENNAN, Richard (1994) A técnica Alexander, Lisboa, Estampa
BRECHT, Bertold (s/ data) Estudos sobre teatro: para uma arte dramática näo-aristotélica, Lisboa, Portugália
BROOK, Peter (1982) The Empty Space, London, Penguin
CHEKHOV, Michael (1984) To the Director and Playwright, New York, Limelight
CLURMAN, Harold (1997) On Directing, New York, Fireside
MEYERHOLD, Vzevolod (1980) O Teatro Teatral, Lisboa, Arcádia
MITTER, Shomit (1992) Systems of Rehearsal: Stanislavsky, Brecht, Grotowski and Brook, London, Routledge
SMITH-AUTARD, Jacqueline M. (2005) Dance composition, London. A & C Black
SOLMER, Antonino (dir.) (1999) Manual de Teatro, Lisboa, Contracena
STANISLAVSKI, Konstantin (1979) A Preparação do Actor, Lisboa, Arcádia
STRASBERG, Lee (1988) A Dream of Passion: the development of the method, London, Bloomsbury ;
STREHLER, Giorgio (1980) Un théâtre pour la vie, Paris, Fayard
Método de ensino
Funcionamento em atelier: espaço grande e vazio, roupas de trabalho, treino corporal e de voz, combinado com trabalho de mesa sobre texto teatral ou sobre textos e vídeos que inspirem trabalho coreográfico e sobre as opções de encenação e composição; progressiva construção das personagens e dos projectos finais.
Método de avaliação
A avaliação terá em conta a assiduidade, a participação nas aulas, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e as competências a nível de corpo, voz, encenação ou coreografia e entendimento das linguagens cénicas trabalhadas.(100%)
Conteúdo
1) postura, relaxamento, trabalho sensorial e liberdade do corpo
2) improvisação por contacto;
3) relação entre a voz e o corpo, respiração, colocação e projecção da voz;
4) opções de transposição de um texto dramático para a cena;
5) opções de construção de personagens;
6) métodos para a interpretação dos actores e performers;
7) marcações, mise en place, composição ;
8) apresentação experimental de um projecto cénico.