Ordenamento do Território e Ambiente

Objetivos

1.Criar a base para uma prática profissional apoiada em saberes sólidos de Ordenamento do Território (OT)
2.Conhecer e compreender a relação entre OT e Ambiente
3.Dominar as várias dimensões do OT
4.Compreender a relação entre objetivos, problemas e soluções em OT no contexto dos instrumentos de gestão territorial
5.Analisar a inter-relação dos conceitos adquiridos com as práticas profissionais associadas ao OT
Competências
-Conhecimento da génese dos conceitos de OT, assim como a sua evolução, a nível internacional e nacional
-Enquadramento da prática de OT nas políticas ambientais, a diferentes escalas
-Domínio de técnicas de análise do território, nomeadamente no que diz respeito à identificação de problemas e constrangimentos à prática do seu ordenamento
-Compreensão das várias escalas de actuação do OT, dos instrumentos existentes e do papel dos vários actores
-Estruturação de um pensamento crítico sobre a política de OT em Portugal

Caracterização geral

Código

722041100

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Filipa Ribeiro Ramalhete

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ALVES, Rui (2007) Políticas de Planeamento e ordenamento do Território no Estado Português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
FERRÃO, João (2011) O ordenamento do território como política pública, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Leipzig Charter on Sustainable European Cities (2007) Agreed on the occasion of the Informal Ministerial Meeting on Urban Development and Territorial Cohesion in Leipzig on 24/25 May 2007.Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia, Tirar Partido da Diversidade Territorial (2008) Bruxelas, Comissão das Comunidades Europeias, COM 616.
Livro Verde sobre a Coesão Territorial Europeia, Tirar Partido da Diversidade Territorial (2008) Bruxelas, Comissão das Comunidades Europeias, COM 616.
PEREIRA, Margarida (2009) “Desafios contemporâneos do ordenamento do território: para uma governabilidade inteligente do(s) território(s)”, Prospectiva e Planeamento, Vol. 16, 77.
State of the world’s cities 2012/2013, Prosperity of cities (2012) Nairobi, UNHSP.

Método de ensino

O ensino é baseado na plataforma de e-learning da FCSH onde são disponibilizados todos os materiais e leituras recomendadas.
No início do semestre é disponibilizada uma apresentação de Boas Vindas, com os objetivos da UC, o programa, a bibliografia geral, os critérios de avaliação e o calendário das atividades e avaliação. Para cada UA existe uma apresentação introdutória que contém os seus objetivos, os conteúdos desenvolvidos, a bibliografia específica e a descrição detalhada dos exercícios de aplicação.
Há uma sessão de chat semanal na qual os alunos podem interagir com o docente em tempo real. O registo da sessão fica disponível na plataforma. A participação é facultativa, não contando para a avaliação.
Ensino e-learning

Método de avaliação

Exame final (presencial)(50%), Realização de trabalhos individuais (50%, 10% cada uma das cinco unidades de aprendizagem), da participação em fóruns de discussão (em regime de e-learning) (50%)

Conteúdo

1.O Ordenamento do Território como uma prática fundamental da promoção do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável: o contexto internacional e nacional.
2.As diferentes técnicas e escalas de análise e planeamento e gestão do território.
3.O esquema nacional de gestão do território, os seus instrumentos e a interação entre eles.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: