Dissertação em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território

Objectivos

- Analisar e interpretar criticamente a bibliografia científica referente à problemática escolhida de modo a ser estabelecido o estado da questão;
- Formular um problema ou uma questão relevante, de modo a que, através de metodologias cientificamente validadas, o grau de conhecimento sobre a problemática escolhida possa ser aperfeiçoado;
- Recolher, analisar e tratar os dados;
- Redigir a dissertação conforme os cânones de escrita da UC;
- Preparar a discussão pública dos resultados obtidos bem como a enunciação da sua relevância para o esclarecimento da problemática escolhida.

Caracterização geral

Código

722041122

Créditos

42.0

Professor responsável

Margarida Angélica Pires Pereira Esteves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 1176

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conclusão dos 60 ECTS do 1.º ano do curso de mestrado.

Bibliografia

Bibliografia específica adequada à dissertação de cada estudante.

Método de ensino

As metodologias de ensino assumem essencialmente uma natureza de supervisão, tutoria e organização e gestão da análise e reflexão.
Os estudantes serão orientados por um docente do ciclo de estudos, especialista na área, responsável pelo seu acompanhamento. Estão previstas reuniões regulares entre o mestrando e o orientador até à entrega do trabalho; participação em palestras, conferências, colóquios e outras reuniões de carácter científico; utilização das bases de dados on-line e das bibliotecas; definição de um cronograma de trabalho e de um plano de investigação; definição de um calendário de entregas.
A dissertação será avaliada em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso.

Método de avaliação

A dissertação será avaliada em provas públicas perante um júri, segundo o regulamento do curso.(100%)

Conteúdo

Cada aluno desenvolverá o seu projeto num plano individual de trabalho negociado com o orientador de forma a desenvolver a dissertação com uma vertente reflexiva e crítica.
O aluno realizará uma pesquisa aprofundada da temática em estudo, pelo que os conteúdos programáticos dependerão dos tópicos em investigação, e as perspetivas analíticas específicas e bibliografia serão decididas no âmbito das sessões de orientação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: