Mestrado em Narrativas Culturais: Convergências e Aberturas (Erasmus Mundus)

Objetivos educativos

O Curso Erasmus Mundus tem três objectivos principais: 1) promover os estudos que ultrapassem fronteiras de todos os tipos e explorar as relações da cultura europeia com outros continentes, encorajando o conhecimento da diversidade europeia e a consciência da sua identidade comum; 2) fazer com que os estudantes tenham contacto com uma variedade de metodologias, tornadas possíveis pela combinação de diferentes heranças culturais nacionais com vista à preparação de uma investigação avançada de doutoramento na área das humanidades; 3) dotar os futuros "managers" com o conhecimento e a competência que são exigidos às pessoas que irão desempenhar funções-chave em instituições internacionais, na administração nacional ou em grandes grupos de media

Caracterização geral

Código DGES

M663

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

Isabel Maria Lourenço de Oliveira Martins, Ana Paiva Morais

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres
O estudante deverá obter um total de 120 ECTS, dos quais 70 serão obtidos em unidades curriculares. Os créditos atribuídos à realização da componente não letiva são contabilizados globalmente, isto é, tendo em conta o Trabalho Preparatório da Dissertação I ou o Trabalho Preparatório da Dissertação II, conforme a opção realizada no 2.º semestre, o Seminário de Acompanhamento da Dissertação e a Dissertação perfazendo 45 ECTS ou 50 ECTS.
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

A seleção é feita segundo critérios académicos, e privilegia candidatos com formação a nível da licenciatura em áreas das Ciências Sociais e Humanidades. A seleção dos estudantes e todo o processo de candidatura é gerido conjuntamente por todas as universidades do consórcio. O processo de candidatura é lançado em outubro no site do programa em www.munduscrossways.eu. Além do currículo (15 pt), os candidatos devem comprovar as suas habilitações académicas (20 pt), o domínio de pelo menos duas línguas do consórcio (15pt), ensaios académicos (30 pt), apresentar carta de motivação (10pt) e cartas de referência (10pt). Todos os processos são digitalizados e disponibilizados na intranet para análise pelos parceiros. A seleção final é feita em reunião internacional do consórcio.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.