Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Objetivos educativos
a)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
b)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
c)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
d)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
e)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
f)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.
Caracterização geral
Código DGES
M812
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Raquel Pereira Henriques
Data de abertura
2020-09-28
Número máximo de admissões
12
Propinas
1200 Euros/ano
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada). O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competências:
a)Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
b)Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das
áreas disciplinares de História do 3º ciclo e ensino secundário, estudantes e meios escolares.
c)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos na planificação e desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas e autorreguladas, adequadas ao currículo mas, também, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
d)Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e aplicá-los na prática letiva.
e)Construir instrumentos didático-pedagógicos e instrumentos de avaliação que permitam um desenvolvimento de competências diversificadas e a aplicação adequada dos saberes.
f)Refletir sobre a ética da profissão e sobre as múltiplas opções educativas que se podem desenvolver.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de, pelo menos, 120 créditos em História. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Obrigatórias | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
722160053 | Didática da História I | 10.0 |
722160078 | Didática da História II | 10.0 |
722171259 | Educação, Currículo e Multiculturalismo | 5.0 |
722171270 | Organização de Projectos Educativos em História | 10.0 |
722171269 | Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História | 45.0 |
722171257 | Psicologia Educacional | 10.0 |
722171268 | Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História | 5.0 |
722171258 | Sistemas Educativos e Culturas Escolares | 5.0 |
Opções Condicionadas (a) | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722051269 | Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo | 10.0 |
722051286 | História das Ideias Políticas Contemporâneas | 10.0 |
722051265 | História da Vida Privada na Idade Média | 10.0 |
722051289 | O Império Português: Centros e Periferias (séc. XV-XVIII) | 10.0 |
722051167 | Sistemas de Poderes na Idade Média | 10.0 |
722051169 | Sociedade e Cultura na Idade Média | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 20 |