O Império Português: Centros e Periferias (séc. XV-XVIII)

Objetivos

a) Compreender as sucessivas configurações do Império português, bem como a interacção das diferentes instâncias de poder que o estruturaram, entre os séculos XV e XVIII; b) Identificar os diversos estatutos jurídico-políticos dos territórios que integraram o Império Português durante o período em análise; c) Reconhecer a existência de diferentes modelos de organização político-administrativa no contexto do Império Português; d) Conhecer a bibliografia especializada e as problemáticas historiográficas mais relevantes no âmbito do período e das temáticas abordadas; e) Aplicar os conhecimentos de forma crítica e saber apresentar, quer por escrito quer oralmente, os resultados de uma investigação baseada em fontes primárias.

Caracterização geral

Código

722051289

Créditos

10.0

Professor responsável

Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BETHENCOURT, Francisco, «Configurações Políticas e Poderes Locais», in A Expansão Marítima Portuguesa, 14001800, dir. Francisco Bethencourt e Diogo Ramada Curto, Lisboa, Edições 70, 2010, pp. 207-264. CARDIM, Pedro, «La Aspiración Imperial de la Monarquía Portuguesa (Siglos XVI y XVII)» in Comprendere le Monarchie Iberiche. Ricorse Materiali e Rappresentazioni del Potere, ed. Gaetano Sabatini, Roma, Viella, 2010, pp. 37-72. COSTA, João Paulo Oliveira e, «A Formação do Aparelho Central da Administração Ultramarina Portuguesa no século XV», in Anais de História de Além-Mar, vol. 2, Lisboa, CHAM, 2001, pp. 87-114. COSTA, Leonor Freire, Naus e Galeões na Ribeira de Lisboa. A Construção Naval no Século XVI para a Rota do Cabo, Cascais, Patrimonia, 1997. HESPANHA, António Manuel e Maria Catarina Santos, «Os Poderes num Império Oceânico», in História de Portugal, dir. José Mattoso, vol. IV, O Antigo Regime (1620-1807), pp. 395-413.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático. Para além de exposições teóricas, a
participação oral dos alunos será promovida no contexto da reflexão conjunto
em sala de aula sobre alguns temas, bem como da exploração e comentário de
textos ou de fontes primárias

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

I. O centro coordenador
1.1. Expansão e centralização
1.2. Desígnios imperiais
1.3. Os órgãos de decisão política
1.4. A gestão dos negócios ultramarinos
1.5. A organização logística
II. As periferias ultramarinas
2.1. Formas de integração jurisdicional
2.2. Soluções de integração administrativa

2.3. Capitais, governos e cortes
2.4. Redes clientelares
2.5. Mecanismos de comunicação