Didática da História I

Objetivos

  • Relacionar a História-Ciência e a História disciplina
  • Analisar os documentos oficiais (Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, Programas de História, Aprendizagens Essenciais) e a sua articulação com o trabalho na sala de aula
  • Avaliar metodologias de trabalho para adequar os programas da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos
  • Criticar recursos e planificações
  • Construir planificações e materiais de diversa natureza

Caracterização geral

Código

722160053

Créditos

10.0

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BARCA, Isabel (organização) (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade, Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga: Universidade do Minho.
GAGO, Marília (2009). “Uso(s) e «utilidades» da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes”, in Maria Auxiliadora Schmidt e Isabel Barca (Org.), Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, pp. 175-196.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2010). Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Edições ASA.
ROLDÃO, Maria do Céu (2010). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos.
Trabalho de investigação sobre alguns dos tópicos do programa.
Preparação de tempos letivos e produção dos materiais necessários.

Método de avaliação

Participação e elaboração de trabalhos em aula(10%), Trabalho individual ou de grupo: Roteiro de uma visita de estudo(30%), Trabalho individual: Apresentação escrita e oral de: uma metodologia de trabalho para um conteúdo programático e materiais ou Planificação para dois tempos letivos de 90m, incluindo materiais(60%)

Conteúdo

1. Da história ao ensino da História
2. Desenvolvimento de competências essenciais em História
3. A integração da História no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.
4. Algumas metodologias de trabalho
- Atividades e recursos adequados ao desenvolvimento de competências históricas e a diferentes conteúdos científicos
- Análise de materiais de diversa natureza (recursos digitais, documentos escritos e iconográficos)
- Análise de alguns manuais escolares adotados nas escolas
5. As planificações e o ensino da História