Didática da História II
Objetivos
Refletir sobre diferentes situações de aprendizagem
Construir conhecimento histórico / construir algumas atividades e recursos
Criticar e elaborar diferentes instrumentos de avaliação
Caracterização geral
Código
722160078
Créditos
10.0
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ALVES, Luís Alberto; GARCÍA, Francisco García & ALVES, Pedro (coord.) (2014). Aprender del cine: narrativa y didáctica. Madrid: Icono14 editorial / CITCEM.
BARTON, Keith C. (2018). Historical Sources in the Classroom: purpose and use. In HSSE Online 7 (2) pp. 1-11.
FERNANDES, Domingos (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In ALVES, Maria Palmira e KETELE, Jean-Marie (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, pp. 131-142
LAGARTO, Mariana (2017). Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação
PONTE, Cristina & VIEIRA, Nelson (2019). Crianças e Internet, Riscos e Oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa/ Universidade Técnica de Lisboa
Reference Framework of Competences for Democratic Culture (2018). Council of Europe
Método de ensino
50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Análise e construção de recursos pedagógicos.
- Reflexão sobre a adaptação de processos e recursos em diferentes situações de aprendizagem.
- Construção de instrumentos de avaliação.
Método de avaliação
Construção de diferentes recursos para conteúdos programáticos(50%), Construção de instrumentos de avaliação(40%), Exploração de arquivo com interesse para o trabalho docente(10%)
Conteúdo
1. Algumas metodologias e recursos para o ensino da História (continuação)
Diferentes meios audiovisuais no ensino da História.
Teconologias da informação. Utilização digital das crianças e jovens. Os seus usos na aula de História.
2. Pedagogia diferenciada e autorregulação da aprendizagem no ensino da História.
Algumas experiências de aprendizagem colaborativas e/ou autorreguladas.
3. Autorregular a avaliação.
Avaliação das aprendizagens: enquadramento, finalidades, intervenientes, processos e critérios de avaliação.
A avaliação e o ensino da História.
4. A direção de turma: Estatuto do Aluno, regulamentos internos e funções do diretor de turma.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: