Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História

Objetivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722171268

Créditos

5.0

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CEIA, Carlos (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
ESTRELA, Albano (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
FABB, Nigel and Durant, Alan (2005). How to Write Essays and Dissertations. Harlow: Pearson Education.
LAMAS, Estela (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNIFF, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
NÓVOA, António (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. 2ª ed.. Porto: ASA Editores.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em Educação e em História. Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas de investigação e da prática de ensino-aprendizagem de História.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do capítulo de relatório.

Método de avaliação

Avaliação contínua. Redação fundamentada teoricamente da introdução ou de um capítulo do relatório.(100%)

Conteúdo

a) Metodologias de investigação em Educação.
b) Investigação em História.
c) Objetivos e questões de investigação.
d) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
e) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da bibliografia.
f) Organização e planificação do texto.