Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História

Objetivos

  • Demonstrar sentido de responsabilidade deontológica, participando de forma rigorosa, crítica e atenta nas atividades do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, nas atividades escolares propostas e com todos os diferentes interlocutores.
  • Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, e didáticos na planificação, gestão e avaliação de planos curriculares e nas atividades de complemento curricular específicas do ensino da História.
  • Planificar atividades respeitando o conhecimento científico, as orientações curriculares e a adequação aos estádios de desenvolvimento dos educandos.
  • Selecionar recursos diversificados, pertinentes e adequados, de forma gradualmente autónoma.
  • Promover o desenvolvimento de práticas pedagógico-didáticas motivadoras, conseguindo criar e explorar situações significativas.
  • Contribuir para a promoção de práticas valorizadoras e integradoras de diferentes saberes e culturas.

Caracterização geral

Código

722171269

Créditos

45.0

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 1260

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Catani, Denice B.; Júnior, Décio G. (org) (2015). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. Uberlândia/Minas Gerais: Ed. Univ. Federal de Uberlândia.
Esteves, Carla H.; Caires, Susana; Moreira, Maria A. & Vieira, Diana (2010). A vez e a voz dos supervisores cooperantes: vivências e percepções da experiência supervisiva. In Iº Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, p. 1369-1384. Braga: Univ. do Minho
Gâmboa, Rosário (2004). Educação, ética e democracia. A reconstrução da modernidade em John Dewey. Lisboa: Edições ASA
Nóvoa, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa
Schmidt, Maria A.; Barca, Isabel (org) (2009). Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí da Univ. Reg Noroeste
Schön, Donald A. (1983). The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books

Método de ensino

Supervisão numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma reflexão sobre a atividade docente e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal. Participação em todos os trabalhos efetuados pelo núcleo da Prática de Ensino Supervisionada. Promoção de atividades de integração na comunidade educativa. Execução científica e didaticamente rigorosa de aulas e/ou projetos adequados a diferentes contextos. Adequação dos métodos e materiais aos programas de História e características das turmas. Responsabilidade, autonomia e capacidade reflexiva a propósito do desempenho profissional.

A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da PES.

No documento Despacho N. 19/2018, de 15 de maio, são descritas as Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino – formação inicial de professores.

Método de avaliação

Defesa pública do Relatório da PES(50%), PES (Estágio anual na escola cooperante)(50%)

Conteúdo

1. Observação e análise de contextos educativos.
2. Planificação de aulas e unidades de ensino.
3. Aplicação prática do currículo e programa de História.
4. Lecionação de aulas e unidades didáticas.
5. Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
6. A adaptação de abordagens de ensino de História ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos.
7. Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
8. Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
9. Prática reflexiva e autoavaliação.
10. Trabalho em equipa, colaboração e networking.
11. Educação para a cidadania intercultural.
12. A ética da profissão docente.