Didática da Geografia I

Objetivos

a) Compreender a importância da educação geográfica para a formação pessoal e o desenvolvimento social;
b) Relacionar desenvolvimento mental e aprendizagem geográfica;
c) Analisar criticamente a importância atribuída à Geografia nas recentes reformas curriculares;
d) Analisar manuais escolares e documentos oficiais, nomeadamente os Programas de Geografia e as Metas Curriculares, em articulação com o trabalho na sala de aula;
e) Avaliar metodologias de trabalho para adequar os programas e as metas curriculares da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos;
f) Criticar recursos e planificações;
g) Construir planificações e materiais de diversa natureza.

Caracterização geral

Código

722160055

Créditos

10.0

Professor responsável

Fernando Manuel da Silva Alexandre

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

AAVV; Educação Geográfica. Inforgeo 15, Associação Portuguesa de Geógrafos, 2000.
BAILEY, P.; FOX, P. (Ed.); Geography Teachers' Handbook, Shefield: The Geographical Association, 1996.
KENT, A. (Ed.); Reflexive Practice in Geography Teaching. Londres: Paul Chapman, 2001.
ROLDÃO, Maria do Céu; Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2010.
SOUTO GONZÁLEZ, Xosé Manuel; Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Ed. del Serbal, 1998.

Método de ensino

As aulas dividem-se numa primeira parte mais teórica, seguida de outra mais prática onde os alunos terão oportunidade de: refletir criticamente sobre documentos e materiais diversos a utilizar em sala de aula; preparar materiais didáticos; resolver exercícios práticos, individualmente e/ou em grupo; e, fazer apresentações orais.

Método de avaliação

Participação e elaboração de pequenos trabalhos em aula(20%), Trabalho individual ou de grupo: Roteiro de uma visita de estudo(30%), Trabalho individual: Apresentação escrita e oral de: uma metodologia de trabalho para um conteúdo programático e materiais ou Planificação para dois tempos letivos de 90m, incluindo materiais(50%)

Conteúdo

Parte I: A Geografia como disciplina curricular.
1.1. Valores da educação Geográfica;
1.2. Relações entre desenvolvimento mental e capacidades geográficas;
1.3. Orientações curriculares e programas de Geografia, do 7º ao 12º anos de escolaridade;
1.4. Tendências recentes no ensino da disciplina;
Parte II: Recursos e estratégias no processo de ensino-aprendizagem da Geografia.
2.1. Elaboração e aplicação de recursos didáticos;
2.2. Seleção e organização de estratégias e atividades de ensino-aprendizagem;
2.3. O trabalho de campo;
2.4. As simulações e os jogos;
2.5. Mapas e gráficos;
2.6. Meios audiovisuais.
Parte III: Planificação do processo ensino-aprendizagem.
3.1. A programação em Geografia;
3.2. Planificação anual, de unidade didática e de aula;
3.3. Conteúdos temáticos e principais procedimentos em Geografia.