Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Geografia
Objetivos
a) Demonstrar sentido de responsabilidade deontológica, participando de forma rigorosa, crítica e atenta nas atividades do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, nas atividades escolares propostas e com todos os diferentes interlocutores.
b) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, e didáticos na planificação, gestão e avaliação de planos curriculares e nas atividades de complemento curricular específicas do ensino da Geografia.
c) Planificar respeitando o conhecimento científico, as orientações curriculares e a adequação aos estádios de desenvolvimento dos educandos.
d) Selecionar recursos diversificados, pertinentes e adequados, de forma gradualmente autónoma.
e) Promover o desenvolvimento de práticas pedagógico-didáticas motivadoras, conseguindo criar e explorar situações significativas.
f) Contribuir para a promoção de práticas valorizadoras e integradoras de diferentes saberes e culturas.
Caracterização geral
Código
722160082
Créditos
45.0
Professor responsável
José Afonso Teixeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 1260
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
BARCA, Isabel (Org.) (2011). Educação e consciência histórica na era da globalização. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação.
GÂMBOA, Rosário (2004). Educação, ética e democracia. A reconstrução da modernidade em John Dewey. Lisboa: Edições ASA
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estratégias de inovação. Lisboa: Edições ASA.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para Práticas Educativas. Lisboa: Edições Colibri.
Método de ensino
Supervisão numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma reflexão sobre a atividade docente e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal.
A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da PES.
No documento Despacho N. 19/2018, de 15 de maio, são descritas as Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino – formação inicial de professores.
Método de avaliação
Defesa pública do Relatório da PES(50%), PES (Estágio anual na escola cooperante)(50%)
Conteúdo
a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática do currículo e programa de Geografia.
c) Planificação de aulas e unidades de ensino.
d) Lecionação de aulas e unidades didáticas.
e) A adaptação de abordagens de ensino de Geografia ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos.
f) Avaliação crítica, aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
g) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
h) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
i) Prática reflexiva e autoavaliação.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Educação para a cidadania intercultural.
l) A ética da profissão docente.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: