Didática da Literatura em Português
Objetivos
1. Transposição didática de práticas e métodos de interpretação literária.
2. Atualização teórica a respeito do lugar da literatura na didática da língua.
3. Exercício prático de planificação de aulas literárias.
4. Desenvolvimento de metodologias de ensino da competência argumentativa e discursiva, na escrita e na fala.
Caracterização geral
Código
722160036
Créditos
5.0
Professor responsável
Maria Teresa Alves de Araújo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
BAPTISTA, Abel Barros, De Espécie Complicada: Ensaios de Crítica Literária. Coimbra: Angelus Novus, 2010.
CARVALHO, Luísa, O Ensino do Português: Como Tudo Começou, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes e Rui Vieira de CASTRO (orgs.), O Português nas Escolas: Ensaios sobre a Língua e a Literatura no Ensino Secundário. Coimbra: Almedina, 2005.
SILVA, J. A., MARTINS, José C., GONÇALVES, Miguel (orgs.), Pensar a Liter@tura no Séc. XXI, Universidade Católica Portuguesa, 2011.
SILVA, Vítor Aguiar, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2010.
VIEIRA, Maria do Carmo, O Ensino do Português, FFMS/Relógio d´Água, 2010.
Método de ensino
As aulas conterão uma exposição teórica inicial, de dimensão variável, e uma componente prática centrada na discussão de textos e no exercício de planificação didática. As aulas são independentes da PES mas os estudantes podem trazer à discussão em aula as suas experiências de ensino supervisionado.
Método de avaliação
apresentação oral (20 minutos) de uma planificação didática(40%), participação ativa nas aulas (20%), relatório escrito desenvolvido (8-15 páginas) da planificação didática apresentada (40%)
Conteúdo
Título geral: Literatura, as outras línguas da língua.
Bloco 1: a literatura como ideia crítica da ideia de língua nacional. Problemas de organização curricular de textos para o ensino. Erros tradicionais: o nacionalismo antiliterário dos programas estatais de ensino do Português. Princípios básicos de uma didática cosmopolita da literatura. A importância do Brasil como destino da língua e da literatura em Português.
Bloco 2: a heterogeneidade assistemática da língua na escrita literária. Ponto prévio: incoincidência entre gramática e retórica. Dialogismo e géneros literários. A literatura e o risco da ilegibilidade: exemplos portugueses, brasileiros e africanos. Assinatura e estilo: uma revisão didática.
Bloco 3: a relação literária com a língua enquanto finalidade didática. O sentido da arte na fala e na escrita. O prazer do texto e o gozo da leitura: a aula e a biblioteca. Estímulo do debate argumentativo. Práticas iniciais de escrita crítica: escrever as leituras.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: