Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objetivos

a) Mobilizar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos para a definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino de português (L1/L2).
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo(a) orientador(a) cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas de português as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e Didática.
c) Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
d) Desenvolver o conhecimento dos estudantes em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças, particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre os contextos educativos (L1/ L2).
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência de português (L1/L2).

Caracterização geral

Código

722160088

Créditos

45.0

Professor responsável

Helena Virgínia Topa Valentim

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 1260

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bronckart, J.-P. (2016). Projets d’enseignement et capacités d’apprentissage. L’exemple de la langue maternelle. In: Pourquoi et comment devenir didacticien? (p. 105-122). Lille: Presses Universitaires du Septentrion.

Bronckart, J.-P. (2007). El analisis de las practicas como técnica de formación y desarollo. In: Cultura y Educación, 2007, n° 19, p. 123-134.

Castro, R. V. & Sousa, M. de L. D. (1998). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Coimbra: Angelus Novus

Fonseca, F. I., Duarte, I. M. & Figueiredo, O. (2001). A linguística na formação do professor de português. Porto: CLUP.

Leurquin, E., Coutinho, M. A. & Miranda, F. (orgs). (2015). Formação docente. Textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Silva, J., Assis, J. & Lopes, M.-A. (orgs). (2011). Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais. Scripta, vol. 15, n. 28.

Método de ensino

A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schon) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz à reflexão sobre a atividade docente e ao desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e à transformação.

A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da PES.

No documento Despacho N. 19/2018, de 15 de maio, são descritas as Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino – formação inicial de professores.

Método de avaliação

Defesa pública do Relatório da PES(50%), PES (Estágio anual na escola cooperante)(50%)

Conteúdo

a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática dos currículos e programas de português.
c) Planificação e lecionação de aulas e unidades de ensino.
d) Adaptação de abordagens de ensino de português (L1/L2) ao contexto educativo e às necessidades individuais dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) Dimensão cultural e intercultural no ensino do português (L1/L2).
g) Educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem do português (L1/L2).
h) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
l) Educação para a cidadania intercultural.
m) Construção ética da profissão docente