Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana

Objectivos

a) Desenvolver competências específicas no domínio da Literatura Norte-Americana designadamente: competências de comunicação, de interpretação e de análise crítica, assim como sobre a contextualização das obras constantes do programa;
b) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento dos mais importantes textos literários do período em estudo.
c) Ser capaz de ler criticamente os textos literários e/ou fílmicos seleccionados.
d) Ser capaz de ler criticamente a bibliografia recomendada e de efectuar pesquisa autónoma
e) Organizar e produzir duas apresentações, uma oral sobre um ou mais textos literários e/ou fílmicos e outra oral e escrita sobre uma das obras de apoio teórico.
f) Organizar e produzir um ensaio crítico sobre um ou mais pontos do programa.

Caracterização geral

Código

722121050

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Maria Lourenço de Oliveira Martins

Horas

Semanais - 1

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

1º Ciclo

Bibliografia

McVeigh, Stephen. 2007. The American Western, Edinburgh, Edinburgh University Press.
Deverell, William (Ed.). 2004. A Companion to the American West. Oxford: Blackwell Publishing.
Milner, Clyde A. (Ed.). 1996. A New Significance: Re-Envisioning the History of the American West. New York: Oxford University Press.
Slotkin, Richard. 1992. Gunfighter Nation: The Myth of the Frontier in Twentieth-Century America, New York: Harper Perennial.
Bruce, C. (ed.). 1990. Myth of the West, New York: Rizzoli.
Limerick, Patricia Nelson. 1987. The Legacy of Conquest. the Unbroken Past of the American Western, New York: W.W. Norton & Company.
Robertson, J.O. 1980. American Myth, American Reality, New York: Hill and Wang.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de textos literários, fílmicos e teóricos. O docente orientará ainda a investigação destinada à elaboração do ensaio final.

Método de avaliação

Apresentação oral e escrita sobre um dos textos teóricos (20%), Apresentação oral sobre uma ou mais obras literárias e fílmicas constantes do programa(20%), Ensaio de investigação final escrito(60%)

Conteúdo

A Representação do Oeste na Literatura Norte-Americana Contemporânea ou 1001 Maneiras de Morrer no Oeste
O seminário tem como objectivo proporcionar uma (re)visão da representação do Oeste na literatura norte-americana, particularmente desde o fim da 2.ª Guerra Mundial até aos nossos dias. Será estudado o modo como foi construída uma imagem mítica do Oeste, assim como as suas tentativas de desconstrução, sob a influência da nova historiografia sobre o Oeste. Esta abordagem permitirá abordar as seguintes questões: os antecedentes (particularmente a segunda metade do século XIX e o início do século XX); O(s) Oeste(s) Imaginado(s); A importância e significação do território \"aberto\" para a construção de uma identidade nacional (e local); O confronto do mito/imagem com a realidade (geográfica e humana); Modelos masculinos e femininos, em particular o arquétipo do \"cowboy\"; A oposição entre o Oeste e o Leste; A influência do cinema para a (re)construção do mito.