Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos

Objectivos

a) Aquisição e domínio das técnicas de investigação científica.
b) Obtenção de conhecimentos científicos sobre as matérias em estudo (as relações culturais, políticas e diplomáticas entre Portugal e o Reino Unido no século XX, com particular destaque para o Estado Novo e o período compreendido entre 1936 e 1945.
c) Desenvolvimento da capacidade de emitir juízos críticos e independentes em relação à bibliografia consultada.
d) Realização de investigação autónoma sobre as temáticas em estudo, tendo em vista a elaboração de apresentações orais e de ensaios.

Caracterização geral

Código

722121051

Créditos

10.0

Professor responsável

João Paulo Ascenso Pereira da Silva

Horas

Semanais - 1

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Fluência nas línguas portuguesa e inglesa

Bibliografia

Lochery, Neill (2011). Lisbon: War in the shadows of the City of Light, 1939-1945. New York: Public Affairs.
Macaulay, Rose (1985). They Went to Portugal. London: Penguin Books
Medina, João (2000). Salazar, Hitler e Franco: Estudos sobre Salazar e a Ditadura. Lisboa: Livros Horizonte.
Pimentel, Irene Flunser, Cláudia Ninhos (2013). Salazar, Portugal e o Holocausto. Lisboa: Temas e Debates e Círculo de Leitores.
Pinto, António Costa (1992). O Salazarismo e o Fascismo Europeu: problemas de interpretação nas Ciências Sociais. Lisboa: Estampa.
Revista de Estudos Anglo-Portugueses, 28 vols. (1990-2018). Lisboa: INIC/FCT
Rosas, Fernando (1998). O Salazarismo e a Aliança Luso-Britânica: estudos sobre a política externa do Estado Novo nos anos 30 e 40. Lisboa: Fragmentos.
Telo, António José (1987). Portugal na Segunda Guerra (1941-1945). Lisboa: Perspectivas e Realidades.
Weber, Ronald (2011). The Lisbon Route: Entry and Escape in Nazi Europe. Lanham, Maryland: Ivan R. Dee.

Método de ensino

Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos conduzidas pelo docente (30%). Aulas práticas (70%) durante as quais se procederá à leitura comentada e ao debate de textos e temas incluídos no programa, bem como à apresentação de trabalhos de investigação realizados pelos alunos e previamente orientados em regime tutorial pelo docente

Método de avaliação

Apresentações orais de recensões críticas e trabalhos de pesquisa(30%), Intervenções espontâneas dos alunos sobre os temas e as obras em análise, durante as aulas(10%), Realização de pequenos ensaios sobre os diferentes tópicos do programa e os autores e textos a estudar(60%)

Conteúdo

Tema: \"A rota de Lisboa em direcção ao Novo Mundo - representações britânicas da ´City of Light´ entre 1936 e 1945\"
Através do presente programa pretende-se levar os alunos a um conhecimento das relações culturais, políticas e diplomáticas entre Portugal e o Reino Unido durante o período do Estado Novo, mais precisamente da fase compreendida entre 1936 e 1945 (da Guerra Civil de Espanha à vitória aliada na Segunda Guerra Mundial). Serão tomados como objecto de análise relatos de viagem, textos jornalísticos, narrativas ficcionais e textos historiográficos de autores britânicos coevos que então residiram no nosso país ou por ele transitaram com os objectivos mais diversos (enquanto meros turistas, académicos, agentes secretos, expatriados e, sobretudo, refugiados em fuga de um continente em guerra e do avanço alemão sobre a Europa Ocidental).