Inglês C2

Objectivos

Desenvolver o conhecimento da língua e capacidades comunicativas. O objectivo é alcançar a proficiência ao nível do C2, tal como descrita em pormenor no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas.
Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objectivo de promover o desenvolvimento profissional de forma autónoma e contínua. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional da língua inglesa.
Consciencializar-se do potencial de comunicação em inglês como um meio e como objecto de estudo bem como dos efeitos de língua de sala de aula.
Promover a capacidade de identificar, explicar e empregar recursos estilísticos e discursivos em inglês na construção e interpretação precisa de significados.
Compreender as implicações da linguística descritiva, uma vasta gama de problemáticas contemporâneas sobre a língua e diferenças substanciais entre o inglês escrito e falado.

Caracterização geral

Código

722160026

Créditos

10.0

Professor responsável

Rima Jay Prakash

Horas

Semanais - 1

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bailey, S. (2011).Academic writing. (3rd ed.). Abingdon: Routledge
Carter, R., & McCarthy, M. (2006). Cambridge grammar of English: a Comprehensive guide. Cambridge: Cambridge University Press.
Ellis R. (2012). Language teaching research and language pedagogy. Oxford: Wiley Blackwell.
McCarthy, M. & O´Dell, F. (2008). Academic vocabulary in use. Cambridge: Cambridge University Press.
Thornbury S. (2005). How to teach speaking. Harlow: Pearson Longman.

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave precedida pelo input escrito ou oral e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios audio-visuais.

Método de avaliação

1 trabalho oral, conjuntamente com availação contínua de conhecimentos orais(35%), 2 textos escritos de géneros distintos(50%), Teste escrito do nível C2(15%)

Conteúdo

Este seminário centra-se no desenvolvimento das capacidades gerais e académicas em escrita e oralidade. Recorrer-se-á à análise de textos académicos e textos sobre escrita académica com enfoque no estilo, conteúdo, organização e uso de linguagem apropriados. As tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidade sistemática para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua incluindo:

Escrever - resumos, recensões da literatura
Falar - competências de apresentação, pronúncia
Léxico - estilo e registo apropriados, coesão e coerência textual
Gramática - artigos, concisão, preposições, linguagem formal
Revisão de texto - identificação e correção de erros
Referenciação bibliográfica