Ensinar Literatura

Objectivos

- Desenvolver capacidades de comunicação e de literacia literária avançadas e sua aplicação a contextos
apropriados, incluindo a capacidade para apresentar argumentos escritos e orais persuasivos de forma coesa
e coerente;
- Determinar a adequabilidade dos textos literários na aula de língua estrangeira;
- Desenvolver as quatro capacidades nucleares (ouvir, falar, ler e escrever) através da literatura.
- Desenvolver a aptidão para gerir informação e argumentação de forma crítica e reflexiva.

Caracterização geral

Código

722171273

Créditos

5.0

Professor responsável

Carlos Francisco Mafra Ceia

Horas

Semanais - 1

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bassnett, Susan, and Peter Grundy. Language through Literature: Creative Language Teaching through
Literature. London: Longman, 1993.
Brumfit, Christopher J., and Ronald A. Carter, eds.: Literature and Language Teaching. Oxford: Oxford UP,
1986.
Ceia, Carlos. The Profession of Teaching Literature: A Portuguese Professor Reflects on the Pedagogical Goals / A Profissão de Professor de Literatura, The Edwin Mellen Press, Lewiston, Queenston e Lampeter, 2013.
Durant, Alan and Nigel Fabb: Literary Studies in Action. London: Routledge, 1990.
Lazar, Gillian: Literature and Language Teaching: A Guide for Teachers and Trainers. Cambridge: Cambridge
UP, 1993.
Marckwardt, Albert H: The Place of Literature in the Teaching of English as a Second or Foreign Language.
Honolulu: The UP of Hawaii, 1978.
Showalter, Elaine: Teaching Literature. Oxford: Blackwell, 2003.

Método de ensino

O curso desenvolve com trabalhos de grupo, discussões em aula, demonstrações, tarefas em workshop,
sessões de microensino, leituras e escrita críticas.
Os estudantes devem ler textos críticos antes das discussões em aula.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1) Usar a literatura na sala de aula:
- O que distingue a linguagem literária;
- O leitor e o texto. Características dos textos literários. Os professores e os estudantes como leitores
informados e dinâmicos;
- Competência literária e o discurso da aula: os limites da subjectividade;
- Os textos literários como instrumentos para uma comunicação significativa: como é que o discurso é
afectado pelo registo literário.
2) Seleccionar textos literários. O cânone literário e a experiência literária do professor:
- Perspectivas para a interpretação do sentido: desconstruindo a questão universal: \"O que é que significa?\";
- Tomar decisões em teorias literárias controversas;
- Ler em casa e ler na sala de aula: leitura intensiva vs leitura extensiva;~
- Obras completas vs extractos;
- Autores canónicos vs autores das margens;
3) Ensinar o conto: como é que os contos e o acto de contar interferem nas nossas vidas?
4) Criar o porta-fólio da literatura.