Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objectivos

a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino do português.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo(a) orientador(a) cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
c) Desenvolver a planificação e a implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
d) Desenvolver o conhecimento dos estudantes em contexto escolar, percecionando semelhanças e diferenças, particularmente em termos das necessidades, comportamentos, motivações e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de língua.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade de docência de língua.

Caracterização geral

Código

722171275

Créditos

45.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 64

Totais - 1260

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bulea, E. & Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des enseignants. In : Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, pp. 43-60.

Castro, Rui Vieira & Maria de Lourdes Dionísio de Sousa (1998). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Coimbra: Angelus Novus

Dionísio, Maria de Lourdes & Rui Vieira de Castro (orgs) (2005). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário. Coimbra: Almedina

Morin, E. (1999). Os sete saberes Castro, Rui Vieira & Maria de Lourdes Dionísio de Sousa (1998). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Coimbra: Angelus Novus.

Silva, J., Assis, J. e Lopes, M.-A. (orgs). (2011). Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais. Scripta, vol. 15, n. 28, 134 pp.

Método de ensino

A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schön) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz à reflexão sobre a atividade docente e ao desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e à transformação.

Método de avaliação

A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. As ponderações são estabelecidas em reunião com os orientadores cooperantes e estão disponíveis nas fichas de avaliação intermédia (formativa) e final (sumativa) que os mesmos utilizam. (100%)

Conteúdo

a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática dos currículos e programas de português.
c) Planificação e lecionação de aulas e unidades de ensino.
d) Adaptação de abordagens de ensino de Português ao contexto educativo e às necessidades individuais dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) Dimensão cultural e intercultural no ensino do português.
g) Educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem de português.
h) Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
l) Educação para a cidadania intercultural.
m) Construção ética da profissão docente.