Mestrado em Gestão e Curadoria da Informação

Objetivos educativos

Este mestrado em associação foi concebido por uma equipa multidisciplinar de especialistas em gestão de informação e ciência da Informação com o objetivo de proporcionar uma formação simultaneamente especializada e abrangente, que lhes permita enveredar pela investigação e/ou abraçar com segurança uma profissão. . Objetivos gerais: a) A sedimentação e aprofundamento dos conhecimentos em gestão de informação ou ciência da informação de base adquiridos no 1.º ciclo de estudos; b) A aquisição de novos conhecimentos nos domínios da gestão e ciência da informação; c) A preparação para a vida profissional, fomentando a sua aproximação à forma de pensar e agir dos contextos informacionais nas organizações e incrementando a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares. d) A constituição das bases que permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida; e) O desenvolvimento de aptidões para a investigação.

Caracterização geral

Código DGES

M917

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

35

Propinas

2000 Euros/ano ou 3000 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O curso tem a duração de 4 semestres: 3 da componente curricular e 1 para o desenvolvimento da dissertação, trabalho de projecto ou realização de estágio profissional, num total de 120 ECTS. A componente curricular é composta por 11 unidades curriculares, das quais 9 são obrigatórias.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente:  a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal;  b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH e da NOVA IMS;  c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelos CC da FCSH e da NOVA IMS Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspetos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.