Análise de Dados - Métodos Quantitativos

Objetivos

O objetivo da unidade curricular de Métodos Quantitativos é o de capacitar para o domínio das competências necessárias para a preparação, recolha e análise de dados numa estratégia de investigação quantitativa.

No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1) Reconhecer a problemática da investigação quantitativa em ciências sociais e na educação em particular
2) Explicar os princípios gerais e as principais técnicas de amostragem
3) Avaliar criticamente procedimentos de amostragem usados em exemplos reais
4) Conceber um inquérito por questionário
5) Definir as noções básicas de estatística associadas à investigação quantitativa
6) Interpretar análises univariadas e bivariadas de dados quantitativos
7) Realizar análises univariadas e bivariadas de dados quantitativos através do programa SPSS
8) Apresentar de modo rigoroso os resultados das análises e sua interpretação

Caracterização geral

Código

02102992

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Paiva Moreira Batista

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Abbott, M.(2011). Understanding Educational Statistics Using Microsoft Excel and SPSS. Wiley: New Jersey.
Arber, S.(2001) Designing samples.Iin N. Gilbert (org.), Researching Social Life (58-82), London, Sage.
Bryman, A.(2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
Field, A.(2009). Discovering statistics using SPSS, London, Sage.
Foddy, W.(1996). Como perguntar-teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora
Ghiglione, R; Benjamin, M.(2005), O Inquérito. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora.
Kothari, C.R.(2004), Research Methodology. Methods and Tecnhiques. New Delhi: New Age International Publishers
Marôco, J.(2011).Análise Estatística com o SPSS Statistics. Pero Pinheiro, ReportNumber.
Quivy, R; Campenhoudt, L(2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Reis, E. (1991). Estatística Descritiva. Lisboa, Sílabo.
Silvestre, A. (2007). Análise de dados e estatística descritiva.Lisboa, Escola

Método de ensino

Privilegiam-se métodos demonstrativos e ativos, utilizando-se a exposição e interrogação para clarificação de noções teóricas. Os métodos demonstrativos baseiam-se na ilustração de modos de fazer, em particular no desenho de procedimentos de amostragem, da construção de inquéritos por questionário e da análise univariada e bivariada de dados quantitativos, em particular com recurso ao programa informático SPSS. Os métodos ativos ancoram-se na participação dos estudantes na realização de exercícios propostos em aula e na aplicação dos conhecimentos obtidos.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

I. ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA
Papel da teoria, orientações epistemológicas e ontológicas
Operacionalização de conceitos
II. PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM
População e amostra
Procedimentos probabilísticos
Procedimentos não probabilísticos
Planos de amostragem
III. O INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO
Tipos de questionários, modos e situações de recolha
Princípios base na organização de um questionário
Tipos de perguntas
Modalidades de respostas, pré-codificação e filtros
5. Outras formas de construção dos dados quantitativos
IV. ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS
Noções básicas de estatística e classificação de variáveis
Análise descritiva univariada
Análise bivariada
Inferência, estimação e causalidade
V. TRATAMENTO AUTOMATIZADO DOS DADOS
Introdução ao programa
Preparação de ficheiros
Transformação de dados
Comandos para estatísticas descritiva univariada e cruzamentos bivariados
Tabelas e gráficos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: