Ciclo de Conferências em Estudos Medievais: perspectivas cruzadas
Objetivos
Aprofundamento do conhecimento e da compreensão crítica dos referenciais teórico- metodológicos da área
científica de Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e
interdisciplinares.
Aprofundamento do conhecimento sobre a diversidade de problemáticas que caracterizam a a área científica de Estudos Medievais.
desenvolvimento da capacidade de formular ideias e conceptualizar com base na leitura, investigação e
brainstorming em contextos de debate muito especializados, orientados para o trabalho académico.
Caracterização geral
Código
73227103
Créditos
6.0
Professor responsável
Amélia Aurora Aguiar de Andrade
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A bibliografia a ser utilizada adequa-se ao conteúdo das sessões pelo que será divulgada aos participantes no início do seminário.
Método de ensino
Conferências por investigadores convidados. Acompanhamento e orientação dos procedimentos de discussão adoptados pelos estudantes e da sua qualidade de argumentação; trabalho do estudante na preparação das discussões, baseado em bibliografia recomendada para cada sessão. Sessões a ser transmitidas em streaming para poderem ser acompanhadas pelos estudantes de e-learning, que deverão realizar as suas actividades em ambiente online.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
O seminário está organizado sob a forma de ciclo de conferências sobre problemas e resultados de
investigação em diferentes temáticas da área científica de Estudos Medievais e de outras Ciências Sociais e
Humanas, por investigadores nacionais ou estrangeiros convidados. Os conteúdos temáticos específicos
variam ao longo do tempo em função das contribuições dos convidados. As aprendizagens transversais
situam-se no domínio da preparação e argumentação de discussão de trabalhos originais, da participação em processos de debate colectivo em fóruns online assíncronos e da aquisição de perspectivas pluridisciplinares.