Metodologias de Investigação

Objectivos

Pretende-se com esta Unidade Curricular que os/as estudantes aprendam: a) os passos fundamentais para desenhar um pré-projeto de investigação; b) a desenvolver reflexões fundamentadas sobre o respetivo percurso de pesquisa; c) a demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes à sua investigação, implicando-se, com elevada capacidade reflexiva e argumentativa, nos debates desenvolvidos no contexto das sessões de seminário; d) a saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico, demonstrando elevada capacidade para articular ideias e fundamentar teoricamente os seus pontos de vista; e) a ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e rigoroso perante uma audiência; f) a escolher, e clarificar as suas escolhas, para um desenho de pesquisa adequado aos objetivos e ao desenvolvimento da sua tese de doutoramento.

Caracterização geral

Código

03100167

Créditos

8.0

Professor responsável

Manuel Gaspar da Silva Lisboa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Almeida, J. F. e J. M. Pinto, “Condições e Problemas, Genéricos da Pesquisa Empírica” em A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Presença, 1976 (1a Edição). pp. 61-114;
Bachelard, G., (1984) “O Racionalismo Aplicado”, em, A Epistemologia, Lisboa, Edições 70;
Bardin, Laurence (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70;

Bryan, Alan (2012). Social research methods. Oxford: Oxford University;
Quivy, R. e L. Champenhoud, (2003). Manual de investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva;
Lisboa, Manuel (2016) (Coord.). Metodologias de Investigação Sociológica: problemas e soluções a partir de estudos empíricos. Vila Nova de Famalicão: Húmus;
Schmitter, P. C. (2008). “The design of social & political research”, in Della Porta, D. and M. Keating (eds.)Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press;

Método de ensino

Aulas teóricas. Exposição das matérias pelos/as docentes.
Aulas teórico práticas. Os/as alunos/as trabalharão as metodologias mais adequadas para o seu tema de pesquisa. Elaborarão uma ficha técnica sobre os três principais instrumentos escolhidos, na recolha, tratamento e análise de dados.

Método de avaliação

Apresentação na aula do pré-projecto da pesquisa.(10%), Elaboração por escrito do pré-projecto de pesquisa (12-15 páginas)(60%), Ficha técnica (até quatro páginas por instrumento), apresentada e discutida em aula (30%)

Conteúdo

Enquadramento
I Problemas sociais, motivações e itinerários biográficos;
II Especificidades das metodologias de investigação nos Estudos de Género;
III Do problema social ao objecto de pesquisa: construção do projeto e definição da estratégia de investigação. Exemplos de investigações;
IV Problematização, enquadramento teórico e definição das questões de partida;
V Instrumentos metodológicos quantitativos, qualitativos e mistos;
VI Especificidades dos instrumentos de observação e de análise de dados quantitativos;
VII Especificidades dos instrumentos de observação e de análise de dados qualitativos;
VIII Especificidades dos instrumentos de observação e de análise de dados mistos.
As abordagens intersistémicas da complexidade
IX Analisar resultados, concluir e redigir. Exemplos de estudos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: