Tecnologia de Revestimentos
Objetivos
Fornecer conhecimentos avançados sobre os aspectos relacionados com as tecnologias da construção relativas a:
- Sistemas de revestimento de coberturas (inclinadas e planas, incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
- Sistemas de impermeabilização e de drenagem (de coberturas, de paredes enterradas com acesso pelo exterior e de caves enterradas com paredes de contenção)
- Sistemas de revestimentos de paredes e tectos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
- Sistemas de revestimentos de pisos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
- Elementos de cerramento de vãos (caixilharias, protecção de vãos e dispositivos para admissão de ar)
Caracterização geral
Código
12170
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Paulina Santos Forte Faria Rodrigues
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
São requisitos desta UC as competências adquiridas nas UC de:
- Materiais de Construção I e II
- Tecnologias da Construção
- Física da Construção
Por essa razão são requisitos destas UC a frequência das UC referidas.
Para mais informação, consultar Documentos de Apoio - Acetatos - Apresentação da UC
Bibliografia
Consulta sistemática de artigos de revistas internacionais e nacionais, de que são exemplos:
- Construction and Building Materials
- Journal of Building Engineering
- Journal of Building Appraisal
- Energy and Buildings
- Conservar Património
- Construção Magazine
- Pedra e Cal
Documentação variada e extensa nos domínios no âmbito da unidade curricular, a nível internacional e nacional, particularmente em termos de documentação editada pelo LNEC, documentos de homologação e de aplicação, artigos de congressos e seminários, regulamentação, certificação e normalização (IPQ e CEN).
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas. Seminários por especialistas convidados. Visitas a laboratórios onde decorre investigação aplicada, a fábricas que produzem elementos ou materiais e a obras. Análise e discussão de bibliografia de referência.
A unidade curricular tem uma forte componente teórica de fundamentação dos conteúdos programáticos mas que é acompanhada por trabalhos práticos realizados ao longo das aulas, sobre aspetos específicos do programa. É dado grande enfoque à pormenorização construtiva detalhada.
Método de avaliação
Na realização de qualquer prova, os Estudantes devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
A partir daqui, em atualização:
Alteração do método de avaliação devido ao Covid19 face ao apresentado na aula 1:
Por impossibilidade de acesso a obras em curso, o respectivo trabalho definido no início do semestre teve de ser anulado. O trabalho relativo à pesquisa, síntese e apresentação oral de artigo científico manteve-se como facultativo.
A avaliação sumativa é resultante de pequenos trabalhos realizados ao longo das aulas e submetidos no Moodle, num prazo lato definido, após hipótese de esclarecimento de dúvidas com a docente; por email, máximo de um apoio por trabalho. Por exemplo: análise de um Documento de Aplicação sobre sistemas de impermeabilização, sua apresentação à turma e síntese em excel; esquema de planta de cobertura plana com sistema de drenagem de edifício unifamiliar; esquema de planta de cobertura plana com sistema de drenagem de edifício multifamiliar; pormenores em corte de coberturas planas (invertidas e não invertidas, de acessibilidades variadas, com revestimentos distintos, em zonas singulares distintas); plantas de coberturas inclinadas com respectivas vertentes, zonas singulares e inclinações; pormenores em corte de coberturas inclinadas com respectivas camadas de revestimento, função do tipo de estrutura (contínua ou descontínua, com ou sem esteira horizontal) e requisitos globais; pormenores em corte de paredes exteriores com respectivos revestimentos (adequados ao tipo de parede e seus requisitos); pormenores em corte de pavimentos intermédios de edifícios com respectivas camadas de revestimento, função dos seus requisitos.
O conjunto de todos os trabalhos totalizam 50% da nota. Nesse caso o teste global final ou exame de recurso totaliza 50% da nota final, com nota mínima de 7 valores. A percentagem correspondente aos trabalhos não entregues (no prazo alargado definido) reverte para a percentagem do teste global final ou para o exame de recurso. Para quem não realizar nenhum trabalho, o teste ou exame vale 100% da nota final.
Método de avaliação pré Covid19:
Mínimo de 50% de presenças no conjunto das aulas teóricas e práticas
Avaliação contínua (100% = 35% "AC" + 65% Testes)
Recurso/Melhoria (100% = 35% "AC" + 65% Exame Escrito)
Exame escrito: Sobre toda a matéria da unidade curricular, incluindo a resultante dos trabalhos executados, das visitas e seminários da UC
Avaliação contínua:
- Testes (mínimo de 9,0v de média)
- Avaliação em contexto de aula
Individual:
----- Participação construtiva nas aulas
Em grupo:
Conteúdo
Revestimentos e camadas complementares de coberturas. Classificações, tipos e aplicações, zonas singulares.
Impermeabilização e drenagem de paredes e de coberturas. Sistemas de impermeabilização. Tipos e aplicações, zonas singulares.
Revestimentos e camadas complementares de paredes. Classificações, tipos e aplicações (rebocos tradicionais e revestimentos aderentes não tradicionais, ETICS, tijolo face à vista, pedra natural ou artificial ou ladrilhos cerâmicos aderentes ou independentes do suporte, outros revestimentos). Sistemas de pintura.
Revestimentos de piso e camadas complementares. Classificações, tipos e aplicações.
Elementos de cerramento e proteção de janelas e portas.
Manutenção e reabilitação de revestimentos.
Consultar Documentos de Apoio:
- Acetatos - Apresentação da UC
- Outros - Ficha da UC