Tecnologia de Revestimentos

Objectivos

Fornecer conhecimentos avançados sobre os aspectos relacionados com as tecnologias da construção relativas a:

  • Sistemas de revestimento de coberturas (inclinadas e planas, incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Sistemas de impermeabilização e de drenagem (de coberturas, de paredes enterradas com acesso pelo exterior e de caves enterradas com paredes de contenção)
  • Sistemas de revestimentos de paredes e tectos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Sistemas de revestimentos de pisos (incluindo todas as camadas complementares e de revestimento propriamente dito)
  • Elementos de cerramento de vãos (caixilharias, protecção de vãos e dispositivos para admissão de ar)

Caracterização geral

Código

12170

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria Paulina Santos Forte Faria Rodrigues

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

São requisitos desta UC as competências adquiridas nas UC de:

- Materiais de Construção I e II

- Tecnologias da Construção

- Física da Construção

Por essa razão são requisitos destas UC a frequência das UC referidas.

Para mais informação, consultar Documentos de Apoio - Acetatos - Apresentação da UC

Bibliografia

Consulta sistemática de artigos de revistas internacionais e nacionais, de que são exemplos:
- Construction and Building Materials
- Journal of Building Engineering
- Journal of Building Appraisal
- Energy and Buildings
- Conservar Património
- Construção Magazine
- Pedra e Cal
Documentação variada e extensa nos domínios no âmbito da unidade curricular, a nível internacional e nacional, particularmente em termos de documentação editada pelo LNEC, documentos de homologação e de aplicação, artigos de congressos e seminários, regulamentação, certificação e normalização (IPQ e CEN).

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Seminários por especialistas convidados. Visitas a laboratórios onde decorre investigação aplicada, a fábricas que produzem elementos ou materiais e a obras. Análise e discussão de bibliografia de referência.
A unidade curricular tem uma forte componente teórica de fundamentação dos conteúdos programáticos mas que é acompanhada por trabalhos práticos realizados ao longo das aulas, sobre aspetos específicos do programa. É dado grande enfoque à pormenorização construtiva detalhada.

Método de avaliação

Na realização de qualquer prova, os Estudantes devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

 

A partir daqui, em atualização:

Alteração do método de avaliação devido ao Covid19 face ao apresentado na aula 1:

 Por impossibilidade de acesso a obras em curso, o respectivo trabalho definido no início do semestre teve de ser anulado. O trabalho relativo à pesquisa, síntese e apresentação oral de artigo científico manteve-se como facultativo.

 A avaliação sumativa é resultante de pequenos trabalhos realizados ao longo das aulas e submetidos no Moodle, num prazo lato definido, após hipótese de esclarecimento de dúvidas com a docente; por email, máximo de um apoio por trabalho. Por exemplo: análise de um Documento de Aplicação sobre sistemas de impermeabilização, sua apresentação à turma e síntese em excel; esquema de planta de cobertura plana com sistema de drenagem de edifício unifamiliar; esquema de planta de cobertura plana com sistema de drenagem de edifício multifamiliar; pormenores em corte de coberturas planas (invertidas e não invertidas, de acessibilidades variadas, com revestimentos distintos, em zonas singulares distintas); plantas de coberturas inclinadas com respectivas vertentes, zonas singulares e inclinações; pormenores em corte de coberturas inclinadas com respectivas camadas de revestimento, função do tipo de estrutura (contínua ou descontínua, com ou sem esteira horizontal) e requisitos globais; pormenores em corte de paredes exteriores com respectivos revestimentos (adequados ao tipo de parede e seus requisitos); pormenores em corte de pavimentos intermédios de edifícios com respectivas camadas de revestimento, função dos seus requisitos.

O conjunto de todos os trabalhos totalizam 50% da nota. Nesse caso o teste global final ou exame de recurso totaliza 50% da nota final, com nota mínima de 7 valores. A percentagem correspondente aos trabalhos não entregues (no prazo alargado definido) reverte para a percentagem do teste global final ou para o exame de recurso. Para quem não realizar nenhum trabalho, o teste ou exame vale 100% da nota final.

  

Método de avaliação pré Covid19:

Mínimo de 50% de presenças no conjunto das aulas teóricas e práticas

Avaliação contínua (100% = 35% "AC" + 65% Testes)

Recurso/Melhoria (100% = 35% "AC" + 65% Exame Escrito)

Exame escrito: Sobre toda a matéria da unidade curricular, incluindo a resultante dos trabalhos executados, das visitas e seminários da UC

Avaliação contínua:

- Testes (mínimo de 9,0v de média)

- Avaliação em contexto de aula

Individual:

----- Participação construtiva nas aulas

Em grupo:

----- Escolha e apresentação de um artigo científico de revista internacional sobre matéria de TR + avaliação interpares

----- Trabalho de investigação sobre matéria definida nas aulas práticas com cada grupo + apresentação + avaliação interpares

----- Relatório de visita(s) a obra em fase posterior à de toscos (camadas complementares e revestimentos) + apresentação + avaliação interpares 

Conteúdo

Revestimentos e camadas complementares de coberturas. Classificações, tipos e aplicações, zonas singulares. 

Impermeabilização e drenagem de paredes e de coberturas. Sistemas de impermeabilização. Tipos e aplicações, zonas singulares.

Revestimentos e camadas complementares de paredes. Classificações, tipos e aplicações (rebocos tradicionais e revestimentos aderentes não tradicionais, ETICS, tijolo face à vista, pedra natural ou artificial ou ladrilhos cerâmicos aderentes ou independentes do suporte, outros revestimentos). Sistemas de pintura.

Revestimentos de piso e camadas complementares. Classificações, tipos e aplicações.

Elementos de cerramento e proteção de janelas e portas. 

Manutenção e reabilitação de revestimentos. 

Consultar Documentos de Apoio:

- Acetatos - Apresentação da UC

- Outros - Ficha da UC

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: