História do Vidro e da Cerâmica

Objetivos

A presente Unidade Curricular vai examinar, de forma ampla, as mudanças e os momentos fundamentais que ocorreram na história da evolução do vidro e da cerâmica. Irá ser abrangido um largo espectro de temas, desde os primórdios da utilização da cerâmica e do vidro e da manipulação destes através de processos desenvolvidos pelo Homem. As datas e acontecimentos mais importantes e marcantes para a produção do vidro e da cerâmica serão abrangidos, assim como serão compreendidos os locais geográficos mais importantes para a produção e desenvolvimentos destes materiais. Culminará no estudo dos movimentos artísticos contemporâneos destes materiais, tema ao qual será dado uma ênfase especial. Os contextos de produção de vidro e cerâmica ao longo da história em Portugal serão abordados sempre que possível dando-lhe especial atenção.

Caracterização geral

Código

12196

Créditos

3.0

Professor responsável

Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Inês Alexandra Ramalho Coutinho

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

HEIMANN, R.B., MAGGETTI, M. Ancient and Historical Ceramics. Materials, Technology, Art, and Culinary Traditions, Schweizerbart Science Publishers, 2014.

COOPER, E. Ten Thousand Years of Pottery, University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 2000.

MOOR, Andrew Architectural Glass Art: form and technique in contemporary glass, Londres: Beazley, 1997.

REDOL, Pedro O Mosteiro da Batalha e o Vitral em Portugal nos séculos XV e XVI, Batalha: C.M., 2003.

TAIT, Hugh, Five Thousand Years of Glass, University of Pennsylvania Press, 2004.

AMADO MENDES, J. (2002) A História do Vidro e do Cristal em Portugal. Lisboa: Edições Inapa. 

DRAHOTOVÁ, O. (1983) European glass: The development of hollow glassware through the ages. Prague: Artia.

TAIT, H. (1979) The Golden Age of Venetian glass. London: British Museum Publications.


VALENTE, V. (1950) O vidro em Portugal. Porto: Portucalense Editora.

Método de ensino

O programa desta unidade curricular é apresentado de forma expositiva das matérias com utilização de imagens projectadas;a visualização de imagens permite uma melhor compreensão da matéria, servindo igualmente para desenvolver a cultura visual e artística dos alunos.

A avaliação inclui um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral (50%). A classificação final resulta da média ponderada destes dois elementos de avaliação. 

Método de avaliação

O programa desta unidade curricular é apresentado de forma expositiva das matérias com utilização de imagens projectadas;a visualização de imagens permite uma melhor compreensão da matéria, servindo igualmente para desenvolver a cultura visual e artística dos alunos.

Esta Unidade Curricular é composta apenas por uma componente teórica de avaliação.

A avaliação é composta por um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral e discussão (50%). A classificação final resulta da média ponderada destes dois elementos de avaliação.

A apresentação oral tem uma duração de 10 min. e a discussão tem a duração apróximada de 10 min. A avaliação de ambas as componentes será feita pelos docentes Responsável e Regente da UC.

Nota Final = (TE*0.5) + (AOD*0.5)

TE= trabalho escrito

AOD= apresentação oral e discussão

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”

Conteúdo

  • Das primeiras cerâmicas à invenção da roda de oleiro.
  • Descoberta do Vidrado (Egipto), a Cerâmica na Grécia, A Cerâmica no Oriente (O Grande Exército de Terracota na China)
  • A Cerâmica Romana (séculos I a IV), A Descoberta da Porcelana, A Cerâmica vidrada do Iraque, O desenvolvimento da Cerâmica na Europa Medieval.
  • O Período Moderno e a Cerâmica – Europa, América, Ásia.
  • A Produção de Cerâmica em Portugal – A importância da cerâmica de revestimento
  • Arts and Crafts Movement de 1800, A Cerâmica Contemporânea.
  • Do vidrado ao Vidro: experiências na Antiguidade, do 3º milénio a.n.e. à Época Clássica. As origens do vidro soprado. O Vidro Romano: principais centros produtivos e obras-primas.
  • O período pós-Romano, focando o Período Medieval e o Renascimento (A evolução do vidro em Itália (Veneza, Murano, e Altare) na Baixa Idade Média e no Renascimento.)
  • O vitral na Europa Cristã (séculos XI-XVI). O vitral em Portugal nos séculos XV e XVI.
  • Os tratados e o vidro científico (o aperfeiçoamento do Cristal, o fabrico de lentes e a execução de novos espelhos, lentes, etc.)
  • A Revolução Industrial e o vidro nos séculos XIX e XX: produção em massa de contentores e desenvolvimento de novos e mais resistentes materiais para utilização na construção. O fabrico do vidro em Portugal: da fábrica de Coina à Marinha Grande.

O vidro artístico nos séculos XIX e XX: os grandes criadores no contexto das principais técnicas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: