Conservação e Restauro de Património Moderno e Contemporâneo
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades prática e crítica do aluno na preparação de uma proposta e realização da intervenção de conservação e restauro num objeto de património moderno/contemporâneo, e/ou de atividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (ex. limpeza, consolidação, estabilização, etc). Dada a especificidade do tratamento de materiais não convencionais, como os plásticos, espumas e borrachas, pretende-se que o aluno compreenda os desafios éticos e profissionais relacionados com intervenções de conservação e restauro específicas de património desta natureza, tendo em consideração a eventual necessidade de adoptar medidas como substituição de elementos, a replicação, e/ou emulação. São ainda objectivos a aquisição de conhecimento e autonomia na avaliação i) do estado de preservação de um objeto cultural; ii) causa(s) dos danos apresentados pelo objeto; iii) consequências de intervenções efetuadas no passado; e iv) dos riscos associados à intervenção que propõe. Na ausência de procedimentos de intervenção já testados e aprovados (comum na área da conservação e restauro de objectos em plástico, espuma ou borracha), pretende-se igualmente que o aluno adquira autonomia no desenvolvimento de um design experimental que lhe permita testar a eficácia e segurança de tratamentos potencialmente adequados ao caso de estudo. Pretende-se ainda que o aluno adquira conhecimento sobre os produtos e materiais da conservação e restauro e que demonstre capacidade crítica na sua seleção e utilização. A documentação fotográfica e escrita ao longo de todo o processo é igualmente exigida. Isto inclui o Relatório de Diagnóstico, a Proposta de Intervenção e o Relatório da Intervenção. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de comunicação científica (apresentação oral) de forma objetiva e concisa da intervenção efetuada, onde os critérios para a seleção dos materiais e técnicas de conservação e restauro são discutidos e explorados, bem como o resultado da intervenção.
Caracterização geral
Código
12252
Créditos
6.0
Professor responsável
Joana Lia Antunes Ferreira, Susana Catarina Dias França de Sá
Horas
Semanais - 6
Totais - 93
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Para frequentar a UC CRPMC, é recomendável que os alunos tenham aprovação prévia às seguintes UCs da LCR:
- Conservação Preventiva;
- UCs de Diagnóstico (no mínimo, aprovação a 1/2 das UCs);
- Polímeros em Conservação.
Bibliografia
Jadzinska, M., & Parzuchowski, P. (2014). New Materials in Works of Art (Plastics) – The Challenge of Our Times.
Russell, R., & Winkworth, K. (2009). Significance 2.0: A guide to assessing the significance of collections.
Blank, S. (1990). An introduction to plastics and rubbers in collections.
Lavédrine, B., Fournier, A., Martin, G. (eds). (2012). POPART: Preservation of Plastic Artefacts in Museum Collections.
Shashoua, Y., Segel, K., van Oosten, T., Laganà, A., Keneghan, B., Barabant, G., Bollard, C., and Kuperholc, S. (2011). Wiping away the dirt—a safe option for plastics?
Horie, C. V. (2010). Materials for conservation: organic consolidants, adhesives and coatings.
Down, J. (2015). Adhesive Compendium for Conservation.
Shashoua, Y. (2006). Inhibiting the inevitable; current approaches to slowing the deterioration of plastics.
Mais bibliografia é apresentada na secção "Outros" do clip.
Método de ensino
O programa desta unidade curricular é desenvolvido com base na realização de trabalhos práticos que se debrucem sobre a aplicação de metodologias de intervenção da conservação e restauro, em que o aluno aplica os conhecimentos adquiridos a um caso de estudo (directamente no objecto patrimonial e/ou amostras-teste), procedendo à realização de todas as fases do trabalho do conservador-restaurador: diagnóstico, proposta de tratamento, tratamento e relatório de intervenção. Haverá ainda lugar à discussão de artigos científicos focados nas temáticas a transmitir, bem como à exposição de matérias por parte do professor.
Método de avaliação
Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame. O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas práticas.
A UC de CRPMC é avaliada em duas componentes: teórico-prática (25%) e prática (75%). Para aprovação à UC, cada uma das componentes tem uma nota mínima de 9,5 valores.
A avaliação da parte teórico-prática far-se-á a partir de um teste (data a indicar) ou de exame. Só há uma data de exame.
A avaliação da parte prática far-se-á a partir de quatro elementos de avaliação: dois relatórios (15% + 20%, 35% total), uma apresentação oral (20%) e participação e capacidade hands-on (20%).
O primeiro relatório (diagnóstico e proposta de intervenção) deverá ser entregue até (data a determinar), máximo 10 páginas (excluindo bibliografia e anexos).
O segundo relatório (relatório final) deverá ser entregue até (data a determinar), máximo 15 páginas (excluindo bibliografia e anexos).
A apresentação final será marcada em conjunto com todos os docentes das disciplinas de Conservação e Restauro, em data a determinar.
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
- Introdução à conservação do património moderno e contemporâneo – desafios e especificidades.
- A importância da documentação (fotográfica e escrita) no trabalho do conservador – diagnóstico, proposta e relatório de intervenção.
- Metodologias para a tomada de decisão – aplicação do modelo de avaliação do significado cultural de objectos e coleções.
- História, degradação e conservação - dos polímeros semi-sintéticos aos sintéticos.
- Conservação preventiva aplicada aos plásticos, espumas e borrachas – condições ambientais: definição das condições ambientais ótimas para estes materiais não convencionais (T, HR, luz, etc.).
- Conservação preventiva aplicada aos plásticos, espumas e borrachas – acondicionamento: definição das condições de acondicionamento óptimas para estes materiais não convencionais (ambientes abertos, selados), anoxia, materiais adsorvedores e absorvedores, indicadores de HR, filmes barreira transparentes, filmes com revestimento siliconizado.
- Conservação ativa aplicada aos plásticos, espumas e borrachas – limpeza: princípios da limpeza, eficácia e segurança, limpeza por via mecânica, limpeza por via húmida, sujidade, solventes, diagrama de Teas, surfactantes, detergentes, pH.
- Conservação ativa aplicada aos plásticos, espumas e borrachas – adesão e consolidação: princípios da adesão e da consolidação, reversibilidade e retratabilidade, eficácia e segurança, adesivos e consolidantes naturais, sintéticos, de base aquosa e de base solvente, métodos de consolidação.
- Conservação ativa aplicada aos plásticos e borrachas – estabilização: aplicação de revestimentos protetores, estabilizadores UV, HALS, antioxidantes.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: